Educação
|
16 de junho de 2023
|
19:52

CAPES abre diligência na Unisinos por fechamento de programas de pós-graduação

Por
Duda Romagna
[email protected]
Em julho, Unisinos divulgou encerramento de 12 PPGs. Foto: Divulgação/Unisinos
Em julho, Unisinos divulgou encerramento de 12 PPGs. Foto: Divulgação/Unisinos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu um processo de diligência para investigar o fechamento de diversos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em julho de 2022, a universidade anunciou o fim de 12 PPGs, dentre os 26 ofertados, metade deles, inclusive, com reconhecimento de excelência da CAPES, com notas entre cinco e seis de um máximo de sete. À época, com a justificativa de corte de gastos, o anúncio chocou a comunidade acadêmica e provocou revolta e manifestações online e presenciais.

Leia também:
Educação comunitária x lucrativa: Fim de PPGs na Unisinos expõe desafios no ensino superior

De acordo com a CAPES, a diligência inclui um processo de escuta de docentes, discentes e gestores para avaliação in loco dos programas. Após a diligência, devem ser elaborados relatórios e definidos os procedimentos subsequentes. Em nota, o órgão informou que, no presente momento, “não é possível adiantar medidas que serão tomadas, uma vez que o processo e os relatórios posteriores não foram concluídos”.

Na tarde desta quinta-feira (15), foi realizada uma reunião com representantes da comunidade acadêmica. Segundo Tiago Segabinazzi, doutorando em Ciências da Comunicação que participou da reunião, os dirigentes da CAPES solicitaram que as representações discentes entregassem um documento com relatos de alunos.

“Nos disseram que o Rio Grande do Sul não repassa verba às universidades comunitárias como deveria. Em Santa Catarina houve casos semelhantes, mas o governo de lá, por meio destes repasses, manteve o funcionamento dos PPGs que corriam o risco de serem fechados”, explica.

Quando os programas foram fechados, Unisinos informou que o fechamento dos programas ocorria para “promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos”.

Procurada pela reportagem nesta sexta, a administração da Unisinos não retornou o contato.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora