Educação
|
11 de março de 2023
|
08:00

Estudantes ocupam prédio da UFRGS em Tramandaí e pedem por nova Casa do Estudante

Por
Duda Romagna
[email protected]
Foto: Divulgação/DCE UFRGS
Foto: Divulgação/DCE UFRGS

Na manhã desta sexta-feira (10), estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em movimento articulado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, ocuparam o prédio da antiga Colônia de Férias da universidade, no Campus Litoral Norte (CLN), em Tramandaí. No local, que está cedido para a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais (PROIR), funciona o Centro de Inovação da UFRGS.

Além disso, no mesmo dia, o DCE ocupou a sessão do Conselho Universitário (CONSUN) que acontecia na reitoria. Segundo os estudantes, a vice-reitora, que está reitora em exercício, Patrícia Pranke, havia negado a entrada dos representantes na reunião, mas após conversas conseguiram entrar na sessão. A reitoria, então, chamou a Brigada Militar e encerrou a reunião. De acordo com relatos, conselheiros tiveram que escoltar estudantes até a saída do prédio.

Os estudantes denunciam que a instalação do Centro de Inovação vai contra resoluções do CONSUN que determinaram que o espaço deveria ser cedido ao CLN. A ocupação do prédio pede para que o local vire moradia como política de permanência estudantil.

Raul Orcy, estudante do campus, relata que, desde antes da pandemia, não há abertura de editais de bolsa auxílio-moradia e que o valor atual é de 450 reais. “Isso não é condizente com nenhum aluguel do estado, mas principalmente do Litoral Norte, que, no verão, é uma região de temporada com muito aumento no valor dos aluguéis”, explica.

A organização da ocupação segue em diálogo com a Brigada Militar, que já recebeu ordem de reintegração de posse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora