Educação
|
25 de julho de 2022
|
19:12

‘Luto’: Comunidade acadêmica organiza ato contra fechamento de PPGs na Unisinos

Por
Sul 21
[email protected]
Ato contra o fechamento dos cursos está marcado para a próxima terça-feira (26), no campus de São Leopoldo. Foto: Reprodução/Facebook
Ato contra o fechamento dos cursos está marcado para a próxima terça-feira (26), no campus de São Leopoldo. Foto: Reprodução/Facebook

O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) juntamente a centenas de pós-graduandos organiza uma manifestação contrária ao fechamento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) dos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Geologia, História, Linguística Aplicada e Psicologia, anunciado na semana passada. O ato intitulado “Luto pela Ciência e pela Pesquisa” acontece nesta terça-feira (26), às 16h, em frente ao acesso 2 do campus São Leopoldo.

“Para promover o equilíbrio financeiro da instituição e sua preparação para crescer de forma sustentável nos próximos anos, a Unisinos está adotando algumas ações que envolvem o início do processo de desativação de uma parte de seus programas de pós-graduação”, disse a Unisinos em nota ao Sul21. A universidade garantiu que manterá a continuidade dos cursos em andamento até que todos os alunos concluam sua formação. No entanto, não informou sobre demissões de professores que integram os programas encerrados.

A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) se manifestou em solidariedade aos pesquisadores, docentes e discentes da universidade. “A Diretoria da COMPÓS vem a público manifestar o seu veemente protesto contra o fechamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (Unisinos), um de seus programas associados. O motivo alegado pela gestão da universidade é o déficit financeiro. Lamentamos profundamente essa atitude institucional e nos solidarizamos com os colegas pesquisadores(as) – docentes e discentes -, que tanto dedicaram seu tempo e sua capacidade intelectual no desempenho de seu trabalho”, diz o comunicado.

Além da manifestação convocada para esta terça, o DCE também organizou um abaixo-assinado em repúdio aos fechamentos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora