Educação
|
5 de novembro de 2021
|
15:33

UFRGS realiza série de atividades para marcar Novembro Negro de 2021

Por
Sul 21
[email protected]
Tradicional foto dos movimentos negros da UFRGS ocorrerá no dia 20 | Foto: Guilherme Santos/Sul21!
Tradicional foto dos movimentos negros da UFRGS ocorrerá no dia 20 | Foto: Guilherme Santos/Sul21!

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEAB/UFRGS) promove desde o último dia 1º uma série de atividades para marcar o Novembro Negro 2021. Até o dia 17 de dezembro, serão realizadas mais de 50 atividades, entre ciclos de debate, exposições e rodas de conversa, entre elas a tradicional foto dos movimentos negros da UFRGS e a Marcha Independente Zumbi Dandara no dia 20 de novembro. Segundo a Neab, a maioria das atividades será realizada no formato virtual.

“É com muita alegria, resistência e luta que estamos iniciando mais um Novembro Negro da UFRGS. Ainda estamos sentindo os impactos da pandemia. Em especial no nosso povo preto, que sofre com a crise política e econômica. Esse Novembro Negro vem para fazer a escuta, o acolhimento e o fortalecimento das negras e negros de dentro e de fora da universidade. São mais de 50 atividades, como lives, poesias, cursos, webnários e muito mais. As atividades serão presenciais e virtuais. Te organiza e participe das atividades!”, comenta Tamyres Filgueira, Coordenadora-Adjunta do NEAB e da organização do Novembro Negro.

Entre os temas que serão abordados estão pautas antirracistas, feministas, de gênero e sexualidade e de reforço da identidade e valorização da cultura da população negra. Serão abordados temas como o racismo estrutural e institucional, negritude no ensino superior e como a conjuntura atual, com mais de 600 mil mortes devido ao negacionismo durante a pandemia de covid-19, atinge de forma mais trágica a população de pretos e pardos. O retorno do Brasil ao mapa da fome, incluindo o fim de programas de assistência social e o aumento da inflação no preço dos alimentos, também perpassa os debates ao longo dos dias de evento.

No dia 13 de novembro, às 13h, ocorre exposição presencial no Parque da Redenção, com o tema “O Que os Negros Fazem na Universidade?”, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) em parceria com o NEAB. No dia 17 de novembro, em horário a definir, será realizado o encontro “Territórios Negros de Porto Alegre”, uma parceria entre o NEAB e a Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura de Porto Alegre. Ainda em 17 de novembro, às 18h, está prevista a palestra “A Cor da Pandemia”, da Professora Dra. Suzi Camey.

Confira a programação completa do novembro negro no site do Neab.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora