Educação
|
27 de julho de 2021
|
15:13

Apagão no CNPq: Sistema de currículos de cientistas chega ao 4º dia fora do ar

Por
Sul 21
[email protected]
Corte no orçamento do CNPq estão sendo lembrados após o apagão de dados. Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC
Corte no orçamento do CNPq estão sendo lembrados após o apagão de dados. Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC

Desde a última sexta-feira (23), o sistema Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne dados de milhares de pesquisadores de todo o país, está fora do ar. Nesta terça-feira (27), o CNPq informou que “o problema que causou a indisponibilidade do sistema foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”.

A agência de fomento à pesquisa também garante que existem backups e que uma migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. De acordo com o órgão federal, “não há perda de dados da Plataforma Lattes”. No entanto, todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq estão suspensos e precisarão ser prorrogados.

O CNPq está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e é responsável pelo pagamento de bolsas a cientistas de todo o país. Na nota divulgada hoje, a entidade afirma que os repasses aos pesquisadores não serão afetados pela pane no sistema.

Nas redes sociais, desde ontem circulam muitas informações desencontradas sobre o que teria acontecido e indicando que um servidor teria queimado e que não haveria backup dos dados. Além disso, os constantes cortes em investimentos em ciência e pesquisa no governo Jair Bolsonaro são lembrados como elementos do descaso da atual gestão com o setor.

Para sanar dúvidas, o CNPq pede que a população entre em contato diretamente pela Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected].


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora