Cultura
|
13 de novembro de 2023
|
15:34

IFRS realiza a 5ª edição da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande

Por
Duda Romagna
[email protected]
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De 14 a 17 de novembro, o campus de Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizará a 5ª edição da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande. O evento é gratuito e aberto ao público e sua programação conta com exibições de filmes, mesas de discussões, oficinas e mostras ao ar livre.

Idealizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS, a mostra surgiu a partir do projeto de extensão “Oficina de Cinema”, que teve início em 2016, e culminou em evento de apresentação dos filmes produzidos por alunos do projeto. A edição deste ano tem apoio do Sesc Fecomércio, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Ministério da Cultura. 

A edição terá como convidado especial Lincoln Péricles (LK), diretor, roteirista, editor e educador popular, com mais de 15 anos de trabalho em filmes produzidos em seu bairro e territórios de grande significado para seu povo, que circularam entre bancas de DVDs pirata, cineclubes, coletivos, festivais nacionais e internacionais. LK é conhecido por trazer elementos da cultura periférica para a forma de suas obras, realizando um cinema conhecido como “cine-sample”, conceito que usa materiais de arquivo para construir narrativas inovadoras e experimentais. Desenvolve trabalhos na área de preservação da memória audiovisual das quebradas e da classe trabalhadora do Brasil.

As oficinas abordam diversos temas, como a estrutura operária de câmeras com Rebeca Francoff, pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (PhotoGraphein) e montagem, com André Berzagui, graduado em Cinema e Audiovisual pela UFPEL. Além disso, o evento conta ainda com encontros sobre programação e curadoria em cinema com Rubens Fabrício Anzolin, mestrando de Artes Visuais na UFRGS, e um laboratório de experimentação de preparação de atores com Lorena Zanetti, professora de teatro e preparadora de elenco. 

Confira mais detalhes na página do Instagram:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora