Cultura
|
28 de setembro de 2023
|
14:57

Dois filmes de Karim Aïnouz estreiam simultaneamente no CineBancários

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dia 28 de setembro estreiam, no CineBancários, dois filmes do diretor Karim Aïnouz: “Marinheiro das Montanhas” e “Nardjes A.”. Ovacionado na edição de 2021 do Festival de Cannes, o primeiro projeto mergulha nas raízes argelinas do cineasta, enquanto o segundo, exibido no Festival de Berlim de 2020, acompanha um dia na vida de umaestreias militante que luta por um futuro democrático na Argélia. O cinema, localizado na sede do SindBancários, exibe ainda “Elis & Tom – Só Tinha De Ser Com Você”, que segue em cartaz.

“É uma alegria muito grande ter dois filmes no circuito nacional. Esses filmes foram gestados em um mundo pré-pandêmico e foram concluídos durante a pandemia. Fico muito feliz de lançá-los agora nos cinemas porque terminaram sendo represados por conta disso”, afirma Aïnouz. “Também fico muito feliz com o lançamento conjunto, nesse momento em que estamos aos poucos processando o trauma e a distopia a que fomos submetidos durante o mandato da extrema direita porque os longas falam de utopia e da capacidade de sonhar mundos mais justos”.

Considerado o projeto mais pessoal de sua carreira, “Marinheiro das Montanhas” integrou a programação de importantes festivais ao redor do mundo, incluindo uma aclamada passagem por Cannes, em 2021. O documentário narra a jornada do cineasta pela Argélia, onde investiga a história do pai, um homem que só conheceu por fotografias, para compreender as suas próprias origens.

Exibido no Festival de Berlim, em 2020, “Nardjes A.” foi filmado com um smartphone justamente durante a pré-produção do longa acima citado, em uma viagem do diretor a Argel, capital do país africano. Nele, Karim acompanha um dia na vida de uma ativista enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes que vão às ruas para derrubar o regime que os silenciou ao longo de décadas.

Marinheiro das Montanhas
Documentário / 2021 / 95 min

Sinopse: “Marinheiro das Montanhas” é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.

Nardjes A.
Documentário / 2020 / 80min

Sinopse: Argélia, fevereiro de 2019. Uma onda de protestos populares de cunho pacífico toma as ruas de Argel contra a apresentação da 5ª candidatura do então presidente Bouteflika. Nardjes, uma jovem militante argelina, encontra no movimento um espaço para reivindicar um futuro melhor para a sua geração. Filmado em 8 de março de 2019, NARDJES A. retrata um dia na vida da ativista enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes nas ruas de Argel que seguem em luta para derrubar o regime que os silenciou por décadas. Seguimos seus passos em meio a um momento histórico para seu país.

Elis & Tom – Só tinha de ser com você
Brasil / Documentário / 101 min / 2023
Direção: Roberto C. de Oliveira e Jom Tob Azulay
Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em 1974, na cidade de Los Angeles, os artistas brasileiros Elis Regina e Tom Jobim se encontram para uma parceria musical, sem ter a noção de que seu álbum em conjunto se tornaria um dos discos mais emblemáticos da música popular brasileira. A obra que passou por muitas tensões e dramas até ser finalizada, contou com um grupo de jovens músicos que ajudaram a dupla a produzir uma obra prima.

Horários de 28 de setembro a 4 de outubro

15h: Nardjes A.

17h: Marinheiro das Montanhas

19h: Elis & Tom – Só tinha de ser com você

(não há sessões nas segundas-feiras)

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.
Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

CineBancários
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Mais informações pelo telefone (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora