Cultura
|
3 de junho de 2023
|
09:02

Rua das Pioneiras: postes do Bom Fim homenageiam mulheres que quebraram barreiras

Por
Luís Gomes
[email protected]
Pintura de Dercy Furtado no projeto 'Rua das Pioneiras', da Escola CID, no bairro Bom Fim. Foto: Luiza Castro/Sul21
Pintura de Dercy Furtado no projeto 'Rua das Pioneiras', da Escola CID, no bairro Bom Fim. Foto: Luiza Castro/Sul21

A Rua João Telles, no bairro Bom Fim, começou a ganhar um colorido especial na última segunda-feira (29) com o projeto Rua das Pioneiras. Em uma iniciativa da escola Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), que já tinha sido responsável por ajudar a transformar a Fernandes Vieira na Rua das Escritores, um poste da via foi pintado em homenagem a Dercy Terezinha Furtado, a primeira mulher a ser eleita vereadora de Porto Alegre, em 1972.

Diretora da escola, Cheila Schröer explica que a inspiração para o Rua das Pioneiras começou ainda antes da Rua dos Escritores. Em 2015, a escola criou o projeto piloto Imagina CID, em que uma caixa de livros comunitária foi disponibilizada junto a uma árvore diante da escola para que qualquer pessoa que passasse pelo local pudesse pegar ou doar livros, com o objetivo de estimular a leitura. O projeto permanece desde então.

Com a promoção da leitura arraigada na cultura da escola, surgiu, em 2020, a ideia de pintar o poste em frente à instituição, junto à caixa de livros, com homenagem a um autor. A escola distribuiu então textos e poemas para os alunos, que, em votação, escolheram Carlos Drummond de Andrade para ser homenageado. “No meio do caminho tinha pedra, foi o Drummond que encantou com aquela brincadeira dele”, diz Cheila.

Escola CID, no bairro Bom Fim, é a idealizadora dos projetos ‘Imagina CID’, ‘Rua dos Escritores’ e ‘Rua das Pioneiras’. Foto: Luiza Castro/Sul21

Veio a pandemia e, como as demais escolas, a Cid migrou para o ambiente virtual. Na retomada, diante de um contexto de dispersão social e relacional, surgiu a ideia de expandir a pintura dos postes pelo restante da Fernandes Vieira como uma forma também de reagrupar a comunidade. Consolidava-se assim a Rua dos Escritores, que homenageia nomes como Carlos Urbim (avô de duas estudantes da CID), Conceição Evarista, Jeferson Tenório, Martha Medeiros, entre outros.

Cheila explica que a escola procurou a Secretaria de Cultura para dar continuidade ao projeto da Rua dos Escritores e recebeu a autorização, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre, em janeiro de 2022. A autorização para a Rua das Pioneiras veio em março desde ano. Todos os custos do projeto são arcados pelo CID, que desde os anos 1990 adota a metodologia inclusiva.

Poste da rua João Telles foi pintado em homenagem a Dercy Terezinha Furtado, a primeira mulher a ser eleita vereadora de Porto Alegre, em 1972. Foto: Luiza Castro/Sul21
Poste da rua João Telles foi pintado em homenagem a Dercy Terezinha Furtado, a primeira mulher a ser eleita vereadora de Porto Alegre, em 1972. Foto: Luiza Castro/Sul21

“A nossa ideia sempre foi alastrar para as outras ruas do bairro esse mesmo projeto, aludindo em cada uma das ruas um processo diferente. A gente pensa em fazer na Henrique Dias a Rua do Samba, na Felipe Camarão a Rua dos Cantores e Cantoras, e agora a gente retomou o projeto na João Telles com a Rua das Pioneiras. Em um primeiro momento, a ideia era chamar de Rua das Mulheres, mas como a gente quer sempre aludir em cada porte as pioneiras em alguma área, a gente mudou o nome para Rua das Pioneiras”, diz.

A escolhida para ser homenageada foi Dercy Terezinha Furtado, a primeira mulher a ser eleita vereadora de Porto Alegre em 1972. Em 1974, seria eleita deputada estadual, tendo sido a terceira mulher a ocupar uma cadeira no parlamento gaúcho, e foi reeleita para mais dois mandatos. Dercy é mãe do cineasta Jorge Furtado.

“Eu fico imaginando como era ir para uma tribuna absolutamente masculina nos anos 1970, ainda dentro do processo de ditadura militar, e enfrentar essa posição machista, apresentar as suas ideias para mudar a cidade, mudar opiniões, agregar valor às pessoas”, diz.

A autora da pintura no poste foi a artista visual Vicky Furtado, neta de Dercy. Ela conta que tinha participado do projeto da Rua dos Escritores e que foi convidada por Cheila para dar a largada na nova etapa do projeto. “Para mim, foi uma honra retratar minha avó e ter essa responsabilidade de representar ela. Eu fiz o poste bem colorido, porque ela é uma pessoa cheia de vida. Fiz também umas flores, porque ela usava um amor perfeito em uma de suas campanhas”, conta.

Vicky destaca que, enquanto fazia a pintura, a grande maioria das pessoas que passavam pelo local manifestam apoio ao projeto. “O pessoal foi super receptivo, pergunta do projeto, elogia, ainda mais porque já viram a Rua dos Escritores. ‘Ah, que bom que tá botando vida nesse poste feio’. Só teve uma que reclamou, mas de umas 20 pessoas. A maioria agradece e tem curiosidade”, conta.

A diretora Cheila diz que o objetivo do projeto sempre foi promover uma maior convivência com a comunidade e estimular a leitura. Com a Rua das Pioneiras, o objetivo é também impedir que essas mulheres tenham suas histórias esquecidas.

Projeto ‘Rua dos Escritores’ homenageia escritores e escritoras com pinturas nos postes da Rua Fernandes Vieira. Foto: Luiza Castro/Sul21.

“A Fernandes Vieira era uma rua bastante movimentada e, na medida em que a gente foi trazendo os escritores para ela, a ideia era que as pessoas passassem por aquele poste e percebessem aquele escritor e talvez, assim, fossem em busca de um conhecimento maior sobre ele, estimulando a leitura. Com a Rua das Pioneiras, são mulheres que tiveram um significado importantíssimo em várias áreas de atuação e que a gente não quer que fiquem esquecidas”, diz Cheila.

Uma das próximas homenageadas na Rua das Pioneiras será a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras mulheres negras a publicar um livro no Brasil.

Veja mais fotos:

 

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora