Cultura
|
7 de março de 2023
|
15:30

Segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena está com ingressos à venda

Por
Sul 21
[email protected]
Espetáculos ocorrem entre 16 e 26 de março em diversos teatros e nas ruas da Capital. Foto: Divulgação/SMCEC/PMPA
Espetáculos ocorrem entre 16 e 26 de março em diversos teatros e nas ruas da Capital. Foto: Divulgação/SMCEC/PMPA

Começaram a ser vendidos os ingressos para a segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que irá ocorrer entre os dias 16 e 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Eles podem ser adquiridos pela plataforma GuichêWeb.

Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. Veja aqui a grade completa.

O festival irá ocupar os teatros Renascença, CHC Santa Casa, Bruno Kiefer e São Pedro, além do Salão de Atos e Teatro do Prédio 40 da PUCRS. Também ocorrerão apresentações de teatro de rua.

O Em Cena decidiu que os espetáculos gaúchos inscritos para esta edição e que não foram contemplados estarão automaticamente inscritos para a seleção da 30ª edição, mediante o interesse e a confirmação entre o grupo e a produção do festival. A 30ª edição voltará ao calendário em seu mês habitual – setembro de 2023 – numa edição comemorativa destas três décadas.

Vêm do Rio de Janeiro e de São Paulo montagens elogiadas como Eu de você, espetáculo com Denise Fraga dirigido por Luiz Villaça, e Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos, da Companhia de Teatro Heliópolis, uma encenação de Miguel Rocha protagonizada por mulheres negras que retratam a opressão de toda uma população negligenciada pelo preconceito e pelas políticas públicas.

Espetáculo com Denise Fraga é uma das atrações. Foto: Divulgação

O Em Cena terá a estreia do novo espetáculo da Cia. Incomode-te, Espera, e produções que trazem temáticas contemporâneas, como Água redonda e comprida, em que a criadora Geórgia Macedo contracena com uma atriz do povo Kaingang, a jovem Nayane Gakre Domingos.

Espetáculos de máscaras como 2068, do Máscara EnCena; e montagens consagradas, a exemplo de O inverno do nosso descontentamento: Nosso Ricardo III, da Cia. Teatro ao Quadrado; o musical que foi destaque na temporada 2022, Trago sorte, mentira & morte, do Grupo Cerco; e espetáculos de dança do Macarenando Dance Concept, sobre a obra de Caetano Veloso, e da Geda Cia de Dança, Andaime (Des) Construção do Amor, integram o festival.

No teatro de rua, destaque para Sob o véu de Isis, do Teatro da Crueldade, e no teatro de sala há discussões políticas e provocações sensoriais, como Um fascista no divã, do GrupoJogo, e O jantar com a Sra. Beckett, montagem de Decio Antunes estrelada por Naiara Harry. Completa a programação a performance solo de Richard Serraria a partir do tambor Sopapo, com sampler e bases eletrônicas montadas e disparadas ao vivo.

Essa edição apresenta espetáculos com temáticas de cultura popular, com abordagens circenses, peças baseadas em livros e poemas, companhias com larga trajetória e grupos mais novos em montagens que unem música, teatro, dança e contação de histórias.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora