Cultura
|
20 de outubro de 2022
|
07:03

Vila Flores recebe projeto Brincando no Parque com programação cultural gratuita para crianças

Projeto Brincando no Parque (Foto: Caroline Jacobi)
Projeto Brincando no Parque (Foto: Caroline Jacobi)

Para celebrar o mês das crianças, nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo) de outubro, o Vila Flores, comunidade criativa que fomenta atividades culturais, educativas e de inovação social em Porto Alegre, recebe o projeto Brincando no Parque, que oferecerá uma ampla programação artística gratuita para toda a família.

Composto por 15 espetáculos de artes cênicas, dança, circo, contação de histórias e apresentações musicais, o evento tem o objetivo de proporcionar diversão ao público infantojuvenil a partir de diversas atividades e brincadeiras que desenvolvem aspectos importantes para a formação do indivíduo, como a autonomia, a criatividade e a socialização. Além dos eventos, será realizada uma contrapartida social na sexta-feira (14), na Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados de Porto Alegre (SPAAN), com a apresentação do espetáculo A Estrela D’alva.

“Sabemos que o lúdico desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois estimula a criatividade e o convívio social. Para nós, é muito importante sermos palco de eventos como esse, pois temos como propósito a democratização do acesso à arte e à cultura, a partir de ações de inovação social que beneficiam e fortalecem a comunidade do nosso entorno”, afirma Antonia Wallig, gestora cultural do Vila Flores e curadora do evento.

As famílias que comparecerem ao Vila Flores no fim de semana poderão aproveitar uma programação cultural completa, que começa às 14h do sábado (22) e termina às 20h do domingo (23).

O primeiro dia contará com sete atrações, com destaque para a Orquestra de Brinquedos, projeto do premiado músico Yanto Laitano, que apresenta um espetáculo com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedo em divertidos e criativos arranjos. Vestidos como soldadinhos de chumbo, cinco talentosos músicos apresentam um repertório conhecido do público de todas as idades.

Também no sábado, o Grupo Cerco apresenta o espetáculo Puli-Pulá, que une uma das mais antigas tradições populares – a brincadeira de pular corda – com jogos, desafios, histórias e canções trazidas por atores e atrizes, que tocam instrumentos e interpretam diversas personagens em uma narrativa leve e cativante.

O dia ainda conta com sessões de improvisação em desenho, dança, malabarismo, jogos, contação de histórias, apresentações musicais, palhaços, bolhas de sabão gigantes e até um lançador de foguetes.

No domingo, a programação começa também às 14h e a diversão continua com o espetáculo Sopráveis. Nele, o Circo Híbrido traz para a cena um casal excêntrico, com experimentos circenses inusitados, incluindo balões, equilíbrios, malabarismos e maluquices.

Outro destaque do domingo é a apresentação dos alunos do Ouviravida, projeto que promove a educação musical popular e trabalha a autoestima de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A programação de domingo também oferece oficinas de dança, apresentações circenses, teatro de bonecos em miniatura, brincadeiras com bambolê, além de apresentação musical e de danças populares brasileiras acompanhadas de pernas de pau.

O Brincando no Parque é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil e BRPartners e apoio das empresas Rohr e Tozzini Freire Advogados. O projeto é uma realização da Muda Cultural, agência especializada na elaboração e execução de projetos culturais financiados por leis de incentivo, em parceria com o Vila Flores, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos nas redes sociais da Muda Cultural: www.instagram.com/mudacultural e www.facebook.com/mudacultural.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora