Cultura
|
3 de maio de 2022
|
10:05

Projeto abre inscrições para oficinas destinadas a pessoas de baixa renda com mais de 50 anos

Por
Sul 21
[email protected]
Centro Cultural Vila Flores (Divulgação)
Centro Cultural Vila Flores (Divulgação)

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do projeto 50 Mais Cultura, que oferece oficinas de escrita criativa, cerâmica, graffiti, educação financeira e inclusão digital para pessoas com mais de 50 anos. As atividades gratuitas acontecem presencialmente no Centro Cultural Vila Flores (rua São Carlos, 759), em Porto Alegre,  e as vagas priorizam pessoas de baixa renda. As atividades acontecem presencialmente no Vila Flores, nas manhãs e tardes de terças-feiras e quartas-feiras. As turmas têm vagas limitadas e buscam contemplar participantes com diversas ocupações e residentes de diferentes regiões da cidade de Porto Alegre, priorizando pessoas de baixa renda.

O programa educativo voltado exclusivamente para o público com mais de 50 anos busca desenvolver habilidades criativas e de conexão com ferramentas atuais e tecnológicas. As atividades tem o intuito de colaborar com a melhora da qualidade de vida na maturidade, através de processos de criação artística, de autoconhecimento, de fortalecimento da autoestima e da utilização das plataformas digitais para acesso à cultura, comunicação e controle financeiro pessoal.

A ação é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura, tem realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal e conta com o patrocínio do Agi.

Inscrições abertas para atividades oferecidas em maio

O segundo ciclo de oficinas do projeto 50 Mais Cultura acontece de 10 de maio a 1º de junho. Os formulários de inscrição estão disponíveis em linktr.ee/50MaisCultura.

A oficina de escrita criativa, com Mara Lúcia B. Silva, tem foco no registro de situações cotidianas em formato de crônica. A atividade conta com duas turmas: nas terças-feiras, das 9h às 11h, e nas quartas-feiras, das 16h às 18h.

A oficina de educação financeira, com Maralice Staniecki Proszek Ribeiro, traz a atenção para temas como controle de gastos, necessidade de reservas, investimentos e controle com créditos facilitados, tratando sobre ferramentas digitais para facilitar transações e os cuidados com segurança e fraudes. As aulas acontecem nas terças-feiras, das 13h30 às 15h30

A oficina de graffiti, com Sabrina Brum, busca transmitir a importância da cultura hip-hop, através da essência da arte do graffiti. Nos encontros, será compartilhada a história do movimento artístico e, além de momentos teóricos, serão realizados também momentos práticos. As aulas acontecem nas terças-feiras, das 16h às 18h.

A oficina de cerâmica, com Márcia Braga, é denominada Plantar e apresenta noções básicas do fazer cerâmico, a partir da modelagem de vasos de flores, que serão modelados e pintados para serem expostos em uma instalação artística de jardim. Os encontros são nas quartas-feiras, das 09h às 11h.

A oficina de inclusão digital, com Maralice Staniecki Proszek Ribeiro, aborda questões sobre inovação tecnológica, alfabetização digital, mídias sociais, comunicação facilitada, participação social, segurança digital e possibilidades de geração de renda por intermédio de mídias sociais. Os encontros são nas quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

Outras informações e atualizações sobre a abertura do próximo ciclo de atividades serão disponibilizadas através das redes sociais facebook.com/50MaisCultura e instagram.com/50MaisCultura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora