Cultura
|
19 de maio de 2022
|
11:33

Filme ‘Formigueiro – A revolução cotidiana das mulheres’ terá pré-estreia gratuita em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Divulgação

O filme Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres, um documentário de longa-metragem independente que registra histórias de luta das mulheres por seus corpos e territórios em 10 estados do Brasil, será exibido pela primeira vez em Porto Alegre no dia 4 de junho, sábado, com entrada gratuita. A pré-estreia será seguida de debate com as diretoras Bruna Provazi e Tica Moreno, integrantes da Marcha Mundial das Mulheres. O evento começa às 10h30, no Cine Bancários, na rua General Câmara, 424, Centro. 

O filme foi produzido por meio de um financiamento coletivo e, após um intenso processo de desenvolvimento que durou sete anos, está pronto para circular por festivais, circuitos alternativos de cinema e plataformas digitais (confira trailer abaixo).

Como as histórias de vida das mulheres se conectam com as histórias dos movimentos sociais? Como se constrói um movimento popular de mulheres? Ao longo de quase um ano, uma micro-equipe formada por jovens comunicadoras/es acompanhou a realização da 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em 2015. Pouco tempo após as filmagens, com a eclosão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, o cenário nacional se transformou significativamente, e o documentário ganhou uma nova dimensão.

Além de acompanhar o dia a dia dos movimentos populares, Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres é um registro histórico do período pré-impeachment a partir da base da sociedade. “Sete anos se passaram e as histórias daquelas mulheres permanecem profundamente atuais. Em tempos de tanto desencanto, esperamos que Formigueiro possa ajudar a reacender a chama da esperança”, afirma Bruna Provazi, co-diretora.

A obra retrata uma viagem por 10 estados do Brasil pré-impeachment que ajuda a pensar o país hoje. Do levante negro no Rio de Janeiro à resistência indígena no Mato Grosso do Sul. Do enfrentamento às mineradoras em Minas Gerais à batalha contra os parques eólicos no Rio Grande do Norte. “Formigueiro” registra a 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, realizada em 2015. Sete anos depois, o horizonte pelo que aquelas mulheres lutavam parece um sonho ainda mais distante. Mas os caminhos percorridos por elas apontam saídas possíveis para o Brasil.

Sobre as diretoras

Bruna Provazi é jornalista e documentarista. Atuou na equipe de lançamento de dezenas de filmes brasileiros, como “Elena” (Petra Costa), “Joaquim” (Marcelo Gomes) e “Aos Teus Olhos” (Carolina Jabor). Dirigiu o curta-metragem “SANTATERROR”, exibido no Festival Mix Brasil 2020. “Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres” é seu primeiro longa-metragem.

Tica Moreno é socióloga e educadora popular. Compõe a coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) desde 2007. Participa do Coletivo de Comunicadoras da MMM, onde contribui com produção e roteiro de vídeos. “Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres” é seu primeiro longa-metragem.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora