Cultura
|
4 de novembro de 2021
|
16:16

Armazém do Campo recebe exposição de grafite em telas de personalidades brasileiras

Por
Sul 21
[email protected]
Exposição quer ampliar o alcance da cultura hip hop, arte e dança de rua. Foto: Divulgação
Exposição quer ampliar o alcance da cultura hip hop, arte e dança de rua. Foto: Divulgação

Uma exposição de grafite em telas que retratam personalidades da música e figuras históricas de relevância cultural e educacional será inaugurada no próximo sábado (6), às 17h, no Armazém do Campo (Av. José do Patrocínio, 888), em Porto Alegre.

As obras são dos artistas Julinho RC e Foguinho RC, integrantes do grupo Restinga Crew, que desenvolve atividades educacionais e artísticas na comunidade da Zona Sul da Capital.

Ligados ao movimento de dança de rua, breaking e hip hop, as obras da exposição retratam personagens marcantes da cultura nacional e telas contemplativas que refletem a sensibilidade dos artistas. Um dos destaques é o retrato grafitado de Paulo Freire, aplicado em tela como homenagem à valorização da educação libertadora.

“Estamos muito felizes de poder colocar nossa arte neste local e assim poder abranger ainda mais gente, mostrar que o grafite, a dança de rua e o movimento hip hop são expressões da nossa cultura e nossa forma de promover a inclusão social e a educação por meio da arte”, afirma Júlio Oliveira, o Julinho RC.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 5 de dezembro e contará com uma programação de atividades culturais e musicais ao longo do mês. No dia da abertura, além da presença dos artistas conversando sobre o processo criativo e o movimento de dança e grafite, a atração musical fica por conta do DJ Anderson da banda Ultramen. Já no dia 19 de novembro, o show musical fica por conta de Neto Kovaski, a partir das 20h. No dia 4 de dezembro, o DJ Anderson participa novamente na festa de encerramento da exposição.

A entrada é franca com contribuição espontânea para os músicos que se apresentarão a cada dia. As obras da exposição também estarão à venda.

Feito em tela no tamanho de 74 x 50 cm, o retrato grafitado de Paulo Freire é um dos destaques da exposição. Foto: Divulgação

Lucas Name, também conhecido como Foguinho RC, desenha desde criança inspirado pela mãe, com quem aprendeu a acreditar na riqueza da arte que está presente em tudo e em todos. Busca, por meio da expressão artística, romper barreiras e a superação de obstáculos, levando a reflexão sobre a atuação da comunidade na luta por melhorias sociais para todos. Atua como grafiteiro, ilustrador de telas decorativas e roupas personalizadas. Passou uma temporada em Londres, onde trabalhou na Portobello Art com customização de peças de vestuário.

Júlio Cesar Oliveira, mais conhecido como Julinho RC, é um dos líderes do grupo Restinga Crew. Ao longo de uma trajetória de quase 20 anos, formou dezenas de dançarinos e chegou a receber, em 2012, o Prêmio Açorianos como destaque em Danças Urbanas. Começou a desenhar por influência do parceiro no grupo de dança Foguinho RC, e então passou a se dedicar à pintura, grafitando muros e telas sob demanda.

Com entrada franca, as obras da exposição estarão à venda. Foto: Divulgação
A exposição fica aberta até o dia 5 de dezembro e contará com programação de atividades culturais ao longo do mês. Foto: Divulgação

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora