Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
7 de novembro de 2012
|
17:28

Vitória LGBT nos EUA: voto popular aprova casamento gay em Maine e Maryland

Por
Sul 21
[email protected]
Maryland e Maine foram os primeiros estados a legalizar o casamento igualitário através do voto popular | Foto: joseanavas/Flickr

Da Redação

Não são só os apoiadores de Barack Obama que têm motivos para comemorar o resultado das eleições desta terça-feira (6). Ativistas e membros da comunidade LGBT também conquistaram vitórias históricas nas urnas: os estados de Maine e Maryland legalizaram o casamento gay e, em Minnesota, a população votou contra uma emenda constitucional que definia casamento apenas como a união entre homem e mulher.

Leia mais:
– Colorado e Washington liberam uso recreativo da maconha nos EUA
– Obama é reeleito para mais quatro anos e diz que “o melhor está por vir”

Esta foi a primeira vez nos Estados Unidos que o casamento gay foi legalizado por voto popular. Outros seis estados e Washington, D. C., permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas o direito havia sido conquistado através de decisões judiciais ou do poder legislativo estadual.

Desde o final dos anos 90, 32 estados norte-americanos tiveram pleitos para a legalização do casamento gay, e todos falharam. Até então, os opositores da medida utilizavam o fato como argumento de que a população americana não era favorável ao casamento gay.

Por este motivo, a vitória foi considerada histórica para o movimento LGBT. “Este é um marco para a igualdade do casamento. No futuro, todos nós olharemos para este ano como um momento decisivo para a cidadania LGBT”, declarou Chad Griffin, presidente da organização Human Rights Campaign.

Minnesota vota contra definição conservadora de casamento

Eleitores do estado de Minnesota rejeitaram, na noite de terça-feira (6), uma emenda constitucional que teria definido, na constituição do estado, que casamentos só podem ocorrer entre homens e mulheres.

O estado se tornou o primeiro no país a rejeitar uma emenda que restringe a definição de casamento. Apesar do avanço, o pleito não encerra o debate sobre quais casais têm o direito de casar no estado.

Washington no caminho de legalizar casamento gay

Assim como Maine e Maryland, o estado de Washington também realizou um pleito para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Devido ao sistema de votação pelo correio utilizado pela região, o resultado oficial do votação será revelado dentro de alguns dias.

O Seattle Post-Intelligencer afirmou que, dos votos apurados, 51.8% eram favoráveis ao casamento homossexual.

Com informações do Huffington Post


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora