Noticias|Últimas Notícias>Política
|
31 de julho de 2012
|
20:00

35ª Expointer: foco na irrigação para afirmação da agropecuária gaúcha

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte 

Para reviver a época precursora da Expointer no Rio Grande do Sul, o governo gaúcho realizou o lançamento da feira deste ano com almoço no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Há 40 anos, o local abrigou a primeira Exposição Agropecuária Estadual. Ao ritmo das mudanças do setor e da economia, o evento se transformou na feira internacional considerada hoje como a maior da América Latina. A 35ª Expointer acontecerá de 25 de agosto a 02 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio. O governador Tarso Genro quer associar a edição de 2012 com a capacidade de reação da gestão estadual à estiagem que prejudicou as safras de 2011.

“Muitos disseram que não conseguiríamos nos recuperar e que estávamos diante de uma tragédia. Dialogamos com todos os setores, tomamos uma série de medidas e criamos o programa Mais Água, Mais Renda”, falou o governador.

Com o tema “Rio Grande mais sustentável, economia mais forte”, a edição deste ano terá como foco principal a promoção de tecnologias voltadas para a irrigação. Entre outras atividades, haverá um seminário voltado ao tema e assinatura de nove convênios que promovam o programa Mais Água, Mais Renda, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

Secretário de Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi diz que irrigação será foco da 35ª Expointer | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

O programa de incentivos para alternativas de irrigação foi lançado em janeiro em resposta ao prejuízo de cerca de R$ 4 bilhões na economia gaúcha, com a rigidez da seca no estado. “A experiência da última safra nos mostrou que temos que ser mais previdentes e responsáveis com as nossas lavouras. Despertamos e agora temos recursos disponíveis para pequenos, médios e grandes produtores. Também desburocratizamos as licenças ambientais. Estamos conscientes de que a irrigação dá instabilidade à lavoura e o produtor também já está consciente da necessidade de guardar água quando chove”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

Nos pavilhões da feira haverá uma área específica para maquinários agrícolas com tecnologia para irrigação. O Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) investiu R$ 1,6 milhões para ampliação do espaço de maquinário na Expointer. “Ampliamos também o estacionamento para até 2 mil carros. Temos a convicção de que manteremos as vendas no mesmo patamar do ano passado ou até mais. O preço das commodities está excepcional e as safras estão sendo adiantadas, o que aumenta a procura por mais máquinas”, comentou o presidente Cláudio Bier.

Presidente do Simers, Cláudio Bier pede apoio de Tarso para incentivos à exportação de máquinas agrícolas brasileiras./Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Por outro lado, Bier pediu publicamente apoio do governador gaúcho para que utilize o prestígio junto à presidenta Dilma Rousseff e conquiste políticas de incentivo à exportação das máquinas agrícolas brasileiras. “Estamos perdendo espaço no mercado para a Argentina que oferece 14% de incentivos para as suas empresas exportarem as máquinas. O Rio Grande do Sul é responsável por 60% da produção de máquinas agrícolas no Brasil, precisamos que o senhor olhe para isso. Não queremos que aconteça conosco o que aconteceu com o setor calçadista”, comparou.

O governador alertou para o fato da possibilidade de reflexos da crise econômica mundial na Expointer. “É uma crise grave, em que os países mais desenvolvidos recuam fortemente as funções do estado e abandam os produtores e trabalhadores”, disse. Tarso valorizou a capacidade de reação do estado gaúcho que lançou com a aprovação do legislativo gaúcho um conjunto de medidas anticíclicas para enfrentar a crise na última semana.

Uma feira reformulada 

Diversidade cultural abordaram tema da 35ª Expointer. Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

O lançamento da 35ª Expointer se diferenciou pelo recorte histórico do local escolhido para o almoço solene e também por misturar atrações artísticas a um cardápio plural. Desde a entrada até a sobremesa, os produtos escolhidos eram provenientes de diferentes regiões do estado. Havia degustação de cachaças e vinhos de produção local. O músico Arthur de Faria foi contratado para receber os convidados e executar entre outras canções, o Hino Rio Grandense.

De acordo com o governador Tarso Genro, o Parque de Exposições Assis Brasil deverá estar diferente para receber os mais de 500 mil visitantes. “Desenvolvemos uma operação com órgãos de estado e iniciativa privada para um projeto de remodelação do parque. Uma Parceria Público Privada deverá colocar a Expointer em um novo patamar”, anunciou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora