Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
6 de outubro de 2011
|
21:19

Obama diz que Occupy Wall Street expressa “frustração do povo”

Por
Sul 21
[email protected]
Obama diz que Occupy Wall Street expressa “frustração do povo”
Obama diz que Occupy Wall Street expressa “frustração do povo”
Pete Souza/White House
Para presidente norte-americano, "muitos dos que atuaram de forma irresponsável estão tentando ir contra os esforços de dar fim a essa situação" | Foto: Pete Souza/White House

Da Redação

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou nesta quinta-feira (6) que o Occupy Wall Street é um sinal de que a insatisfação do povo norte-americano pode estar se transformando em um movimento político. “É uma expressão da frustração que o povo norte-americano sente diante da mair crise econômica desde a Grande Depressão”, disse Obama.

Leia mais:
– Obama precisa cumprir promessas feitas como Nobel da Paz, diz Carter
– Depois de Wall Street, protestos populares se espalham pelos EUA

De acordo com o presidente dos EUA, a crise gerou “enormes efeitos colaterais” em todo o país, o que acaba motivando os protestos. “E ainda assim é possível ver muitos dos que atuaram de forma irresponsável tentando ir contra os esforços de dar fim às práticas abusivas que nos colocaram nessa situação”, acrescentou.

A fala de Obama surge um dia depois do Occupy Wall Street receber apoio de uma série de sindicatos. Os protestos, antes concentrados no centro financeiro de Nova York, espalham-se agora por uma série de cidades dos EUA. Na quinta-feira (6), as manifestações alcançaram cidades como Washington e Philadelphia.

“Os protestos são corajosos”, disse o ensaísta Noam Chomski, em declarações reproduzidas pela agência Ansa. Para Chomski, os protestos evidenciam a “calamidade” da crise mundial e podem guiar a sociedade norte-americana para “um caminho mais saudável”, com reflexos em todo o mundo.

Com informações de AFP e Ansa


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora