Geral
|
20 de outubro de 2021
|
12:13

Projeto trará murais urbanos para Porto Alegre; 1º será pintado em prédio do DAER

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto prevê a pintura de mural na lateral de prédio do DAER | Foto: Divulgação
Projeto prevê a pintura de mural na lateral de prédio do DAER | Foto: Divulgação

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (19) o projeto de incentivo à arte urbana que trará grandes pinturas, os chamados murais urbanos, a prédios da Capital. Promovido pelo Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), o projeto terá como primeira ação a pintura da lateral do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), na Avenida Borges de Medeiros, 1.555. A cerimônia de lançamento foi realizada no final da tarde no terraço do prédio.

A pintura da lateral do DAER é fruto de uma parceria firmada com o governo do Estado, o município de Porto Alegre e o DAER. Nesta terça, foi apresentado o projeto de mural de 65 metros de altura, que é assinado pelos artistas Mona Caron e Mauro Neri.

A proposta destaca a planta Justicia Gendarussa, nativa da Região Sul e vulgarmente conhecida como quebra-demanda ou quebra-tudo. “É uma planta de superação, de resiliência ou até resistência, utilizada por religiões de matriz africana, que cresce entre os braços de uma figura que pode ser vista como uma balança, mas também um gesto de cuidado”, diz o Lappus.

Mona Caron é uma artista suíça, residente em São Francisco e internacionalmente ativa, com foco em pinturas murais de grande escala em espaços públicos. Mauro Neri, nascido na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, corresponsável pelo movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffit. Eles têm colaborado em múltiplos projetos em vários países na Europa, EUA e Brasil nos últimos dois anos, inclusive na realização de um duplo-mural de grande escala nos dois lados de um prédio em São Paulo em 2020.

A ideia é que o mural permaneça no local até dezembro de 2024, quando será apagado ou, por iniciativa do governo do Estado, incorporado ao patrimônio.

Além da pintura do mural, serão realizadas oficinas com jovens da periferia e artistas locais. Segundo o Lappus, a ideia é que mais murais sejam pintados pela cidade, pois o o projeto tem como objetivo estimular a arte urbana local através de reflexões promovidas por murais em prédios e, como consequência, o embelezamento da cidade para que mais pessoas tenham acesso a obras públicas.

A iniciativa conta com o apoio e o patrocínio de uma série de entidades (confira a lista).

Arte é assinada pelos artistas Mona Caron e Mauro Neri | Foto: Divulgação

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora