Colunas
|
7 de dezembro de 2012
|
06:46

Governando além do Guaíba

Por
Sul 21
[email protected]

Não foram poucos os governadores e gestores estaduais que nas suas passagens pelo Palácio Piratini tiveram dificuldades, pelas mais diversas razões, em trabalhar na lógica de que o Rio Grande é muito maior que os limites do Rio Guaíba. Devido ao inegável poder político e econômico que exerce a região metropolitana do Estado, a estada das autoridades do Estado no interior costumeiramente é limitada. Muitas vezes, o gestor até planeja uma presença maior fora da capital, mas se vê “engolido” por uma agenda refratária a grandes deslocamentos, que exigem mais tempo e mais logística.

No entanto, esta não é a prática do governador Tarso Genro desde o início do mandato. Sem deixar desatendidos os compromissos no Palácio Piratini e as necessárias agendas em Brasília e no exterior, em busca de investimentos, o governador estabeleceu o compromisso de estar frequentemente nas mais diversas regiões. Ao todo, o governo já promoveu 21 ações de interiorização com a presença de Tarso Genro e das equipes das secretarias. Em cada cidade, o governador dedica praticamente um dia inteiro a ouvir as comunidades e anunciar ações. É uma conversa sem intermediários entre quem está na ponta e quem tem a responsabilidade de desatar nós.

Consolidando a prática, o governador ousa ainda mais ao, a partir de hoje, dar início a uma caravana pelo interior a bordo de um ônibus. A caravana estaciona em 14 municípios até sábado. Ao descer em cada cidade, o governador, além de ouvir, terá uma frase para pronunciar a cada gaúcho e gaúcha que encontrar: 2013 será o ano de colher os resultados semeados nos dois primeiros anos de gestão, quando se reorganizou a máquina pública, antes voltada ao déficit zero e ao Estado Mínimo, e se captou recursos para deslanchar obras em série. Vai também vistoriar programas e saber do povo se aquilo que o governo promove está de acordo com o esperado. Pisar no barro, ouvir críticas e ver com os próprios olhos a realidade ajuda muito mais o gestor do que qualquer relatório.

Valdeci Oliveira é deputado estadual (PT) e líder do governo na Assembleia Legislativa


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora