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2 de novembro de 2016
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10:56

Quatro anos após iniciativa popular, EPTC acelera instalação de placas de linhas de ônibus

Por
Luís Gomes
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01/11/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Placas de ônibus recebem adesivos das linhas que passam nas paradas. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Placa informa os ônibus que passam por parada na Borges de Medeiros | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Luís Eduardo Gomes

Mais de quatro anos depois de um grupo de publicitários iniciar um projeto popular de adesivamento de paradas com informações sobre o itinerário de ônibus, a Prefeitura de Porto Alegre finalmente começou a agilizar o processo de instalação de placas indicativas pela Capital.

Até o momento, 289 paradas já receberam as placas. O mobiliário, regulamentado de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em fundo azul, apresenta decodificadores com o número e nome das linhas que passam naquela parada. Cada um deles sinaliza a região atendida pela linha, sendo estampados nas cores azul (região Norte); vermelho (Sul); verde (Leste) e amarelo (para as linhas transversais, circulares e universitárias/Carris).

A arquiteta Simone Caberlon, da equipe de informação de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), explica que o projeto foi iniciado ainda em 2014, mas foi realizado lentamente em razão da previsão já existente de entrada em vigor do novo sistema após a licitação do transporte coletivo da cidade. A expectativa era que fosse retomado com o início do novo sistema, em fevereiro deste ano. No entanto, como explica Simone, dificuldades financeiras da gestão municipal adiaram para agosto a implantação contínua das placas – cada placa custa, em média, R$ 150.

Com a liberação de recursos, a intenção da EPTC é chegar a 500 das 4 mil paradas existentes até o final deste ano – a sinalização também será colocada nos terminais de ônibus. Entre as principais vias já contempladas estão as avenidas Plínio Brasil Milano, Cristóvão Colombo, Aureliano de Figueiredo Pinto, Érico Veríssimo, 24 de Outubro, Benjamin Constant, Cel. Bordini, Borges de Medeiros, Praia de Belas e Ipiranga.

Não há, porém, previsão de quando chegará a bairros mais afastados do Centro, como Sarandi, no extremo norte da cidade, e Restinga e Belém Novo, no extremo sul. Segundo Simone, o cronograma para o próximo ano já está em fase de elaboração, mas a sua implantação dependerá da nova gestão da Prefeitura.

01/11/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Placas de ônibus recebem adesivos das linhas que passam nas paradas. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Parada diante do Ginásio Tesourinha recebeu placa indicativa este ano |  Foto: Guilherme Santos/Sul21

Que ônibus passa aqui?

A primeira iniciativa de informar os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre sobre o itinerário dos ônibus não partiu da EPTC. No primeiro semestre de 2012, um grupo de publicitários da empresa Shoot the Shit tomou a iniciativa de colocar 50 adesivos em paradas da cidade para que os próprios usuários indicassem os coletivos que passavam nos locais. Chamado de “Que ônibus passa aqui” e com o custo total de apenas R$ 100, o projeto alimentou a discussão sobre a falta de informação a respeito do transporte público na cidade.

Inicialmente tratado como vandalismo pela Prefeitura e pela EPTC, o projeto posteriormente foi abraçado pela administração municipal.

Em 2013, foi estendido para 30 municípios do País e duas cidades de fora (Cidade do México e Lima, no Peru) e foi premiado pelo jornal britânico The Guardian como a melhor ideia para cidades no desafio The World Cities Day Challenge. Gabriel Gomes, um dos criadores do projeto, disse que a ideia surgiu da premissa de que é possível criar soluções simples para os problemas das cidades. “A gente viu que a sinalização de pontos de ônibus é um problema e não só em Porto Alegre”, diz.

Foto: Shoot The Shit/Divulgação
Publicitários do Shoot The Shit, colam adesivo de seu projeto reconhecido e adotado pela Prefeitura e EPTC, em julho de 2012 | Foto: Shoot The Shit/Divulgação

Segundo Gabriel, a última contribuição da empresa com a Prefeitura ocorreu em 2014, quando os publicitários entregaram layouts que serviram de base para o projeto atual.

A arquiteta Simone reconhece que a iniciativa da Shoot The Shit foi importante para colocar em ação projetos que já existiam na EPTC, mas que não recebiam atenção do poder público. “Ele ajudou a colocar essa assunto em pauta e fazer com que isso fosse considerado uma prioridade”, afirma.

Os adesivos originais, no entanto, foram alvo de múltiplas ações de vandalismo. “Infelizmente, aquelas placas acabaram também sendo vandalizadas ao longo do período”, diz.

Agora, com as novas placas de metal colocadas em uma altura mais elevada, ela diz que ficou mais difícil para depredações. “Existe vandalismo ainda, mas reduziu porque essas placas não ficam ao alcance da mão das pessoas. É um pouco mais difícil o acesso. Não é tão fácil de pichar, destruir”, diz.


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