Cidades|Em Destaque
|
14 de julho de 2016
|
13:54

Aprovado projeto que altera regras sobre imóveis do patrimônio cultural

Por
Sul 21
[email protected]
Aprovado projeto que altera regras sobre imóveis do patrimônio cultural
Aprovado projeto que altera regras sobre imóveis do patrimônio cultural

Da Câmara Municipal de Porto Alegre

Manifestantes nas galerias pedem aprovação de projeto que trata sobre casas inventariadas.  | Foto: Ederson Nunes / CMPA
Manifestantes nas galerias pedem aprovação de projeto que trata sobre casas inventariadas. | Foto: Ederson Nunes / CMPA

Na tarde desta quarta-feira (13/7), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou o projeto de lei que altera a legislação que envolve imóveis integrantes do Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Município. A proposta, assinada pelo vereador Mauro Pinheiro (Rede), estabelece que, “na restauração ou na preservação das edificações integrantes do Inventário, por meio de requerimento do proprietário, será realizada a transferência de parte do potencial construtivo do imóvel para outro imóvel situado dentro da mesma macrozona”. Ainda conforme o projeto, será “passível de transferência o potencial construtivo resultante da diferença entre o potencial construtivo total do imóvel antes de inventariado e a sua área construída”.

“Com o objetivo de reforçar as ações de preservação do patrimônio histórico e cultural e, ao mesmo tempo, atenuar possíveis prejuízos aos proprietários dos imóveis atingidos, apresentamos o projeto”, explica Pinheiro. O vereador acrescenta que a matéria aprimora o instrumento da transferência do potencial construtivo, de modo que todos possam convergir para uma adequada relação entre o interesse na preservação cultural e a compensação pelos prejuízos decorrentes aos particulares.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora