Cidades
|
5 de setembro de 2019
|
20:18

Manifestantes protestam contra censura a exposição de cartunistas na Câmara de Porto Alegre

Por
Luís Gomes
[email protected]
Manifestantes protestam contra encerramento de exposição de cartunistas |  Foto: Giulia Cassol/Sul21

Da Redação 

Um grupo de manifestantes se reuniu em frente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre no início da tarde desta quinta-feira (5) para protestar contra a decisão da presidente da Casa, a vereadora Mônica Leal (PP), de censurar a exposição de cartuns e charges Independência em Risco.

A exposição, promovida pela Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) e pelo mandato do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), foi inaugurada na segunda-feira (2). A ideia era abordar a conjuntura atual, mas o fato de algumas obras trazerem críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) irritou alguns vereadores, como Valter Nagelstein (MDB), que cobrou o encerramento da exposição por considerá-la ofensiva a Bolsonaro.

Mesmo com a exposição tendo sido previamente aprovada pela Casa, Mônica Leal decidiu, ainda na terça-feira (3), encerrar a mostra. Como reação, os cartunistas denunciaram que estavam sendo censurados. Ainda na terça, lançaram um manifesto assinado por mais de 50 entidades em que afirmam que a decisão “remete para um tenebroso momento da história da humanidade”.

Na manifestação desta quinta, cópias dos desenhos foram expostas com a palavra “censurado” escrito sobre elas. Manifestantes também confeccionaram faixas e cartazes denunciando a censura.

Foto: Giulia Cassol/Sul21
Foto: Giulia Cassol/Sul21
Os desenhos originais estão sendo guardados acorrentados em um corredor da Câmara  | Foto: Giulia Cassol/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora