Breaking News|Últimas Notícias>Economia
|
21 de novembro de 2016
|
12:31

Banco do Brasil demitirá 10 mil e fechará 14% das agências

Por
Sul 21
[email protected]
Banco do Brasil demitirá 10 mil e fechará 14% das agências
Banco do Brasil demitirá 10 mil e fechará 14% das agências
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Da Redação

O Banco do Brasil passará a ser o segundo banco brasileiro em número de agências quando cumprir seu plano de reestruturação, ficando atrás do Bradesco. O presidente do banco, Paulo Cafferelli, anunciou um plano que prevê o fechamento de 14% das agências, a demissão de mais de 9 mil funcionários e economias de R$ 750 milhões, o que retira o banco das medidas de estímulo à economia propaladas pelo governo.

781 agências de um total de 5.430 deixarão de existir. Dos pontos fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimentos.

Em seu comunicado ao mercado, o banco diz que a rede será adequada “ao novo perfil e comportamento dos clientes”, que seria mais digital.

PLANO DE INCENTIVO À APOSENTADORIA

A revisão da estrutura do BB levará à redução de 9.300 vagas no quadro de pessoal. Para a adequação, o BB lançará Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada para público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão totalmente voluntária.

Será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de Banco (entre 15 e 30 anos completos).

JORNADA DE SEIS HORAS

Outra medida refere-se à ampliação do público potencial para adesão à jornada opcional de trabalho de 6 horas diárias. A partir de hoje, cerca de 6 mil assessores da Direção Geral e superintendências também poderão aderir voluntariamente à nova jornada.

A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será reduzida em 25%. Se considerado o valor da hora trabalhada, haverá aumento de 12% para os funcionários que aderirem à nova jornada.

A jornada de seis horas já foi anteriormente oferecida a funcionários que ocupam cargos comissionados não gerenciais na rede de agências e em órgãos regionais, com 71% de adesão.

REORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL NO RIO GRANDE DO SUL

O Banco do Brasil oferece 452 unidades de atendimento no Rio Grande do Sul, sendo 384 agências e 68 postos de atendimento.

Os clientes do Banco do Brasil também contam com 915 correspondentes bancários, 2540 caixas eletrônicos BB e 673 terminais da rede Banco 24h no estado.

Com a reorganização, 16 agências serão encerradas e 15 agências serão transformadas em postos de atendimento. O BB permanecerá com uma das maiores redes de atendimento do Estado, com 353 agências e 83 postos de atendimento.
 
Rede de atendimento atual
384 agências
68 postos de atendimento.
452 unidades de atendimento no total
 
Reorganização
16 agências serão encerradas
15 agências serão transformadas em postos de atendimento.

Rede de atendimento após a reorganização
353 agências
83 postos de atendimento
436 unidades de atendimento no total

O BB possui 5465 funcionários no Rio Grande do Sul e 900 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, que prevê adesão voluntária.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora