Breaking News em Geral
|
24 de setembro de 2016
|
12:09

Documentário em curta-metragem conta história de vida de trabalhadoras domésticas

Por
Sul 21
[email protected]
Documentário em curta-metragem conta história de vida de trabalhadoras domésticas
Documentário em curta-metragem conta história de vida de trabalhadoras domésticas
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Débora Fogliatto

O curta-metragem Domésticas, que tem o lançamento previsto para este sábado (24), às 11h, conta a história de três mulheres, que têm em comum serem trabalhadoras domésticas. Produzido pela ONG Themis — Gênero, Justiça e Direitos Humanos, o documentário integra o projeto “Trabalho Doméstico: Construindo Igualdade no Brasil”, parceria com a ONU Mulheres – Fundo de Igualdade de Gênero e o fundo ELAS. A exibição será no Cine Bancários, no Centro de Porto Alegre.

A Themis começou a focar sua atuação nos direitos das empregadas domésticas em 2013, fazendo oficinas pelo país para fortalecer redes da categoria. Ainda em 2013, foi aprovada a PEC que garante direitos às profissionais, como férias, hora extra, décimo terceiro, aposentadoria, mas a lei só foi regulamentada em 2015. No entanto, apenas cerca de 30% da categoria está regularizada, com carteira assinada.

Ainda enquanto desenvolvia o projeto, a organização teve a ideia de fazer o documentário que falasse sobre a realidade das trabalhadoras. “Foi filmado recentemente, foi um dos últimos produtos com os quais trabalhamos [dentro desse projeto]. A ideia era mostrar um pouco do dia a dia delas mesmo, é um relato da vida delas”, explica Michele Savicki, coordenadora de projetos da Themis. Das três mulheres retratadas no filme, apenas uma não é de Porto Alegre: a baiana Creuza Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que veio à capital gaúcha participar de uma atividade e integrou também do documentário. As outras duas foram contatadas pela ONG a partir de atividades realizadas com trabalhadoras da categoria.

O objetivo, explica Michele, é mostrar essa realidade e fazer com que um grande número de pessoas conheça melhor a rotina dessas trabalhadoras. “Queremos que as pessoas possam debater, sobre elas e sobre a lei recentemente aprovada, que estejam atentas a isso”, afirmou. As filmagens foram feitas em três diárias externas, cada uma acompanhando a rotina de uma das mulheres, sempre com a presença da Themis.

O curta foi feito pela Casa de Cinema, que já foi parceira da Themis em outros momentos, a partir da produtora executiva Ana Luiza Azevedo. “Eu já conheço a Themis há muito tempo, já fiz um trabalho com elas, acompanhei cursos de Promotoras Legais Populares e fiz um documentário sobre isso para elas. Então, a gente já tem um trabalho conjunto”, conta ela. E a ideia do documentário sobre as domésticas também não é nova, segundo Ana Luiza. “A gente já vinha conversando sobre um projeto mais amplo, de contar um pouco a história delas em vários lugares do Brasil. Mas isso ainda não foi possível, nossa ideia é continuar, estamos começando por aqui”, afirma.

A Themis aponta que as empregadas domésticas são uma categoria fundamental para a economia brasileira e para a autonomia econômica das mulheres. No entanto, a desvalorização das atividades domésticas, a discriminação, a vulnerabilidade e a as altas taxas de informalidade expõem a herança racista e sexista relacionada a este trabalho no Brasil. Diante deste cenário, a articulação do movimento de mulheres trabalhadoras domésticas para a equiparação dos direitos foi primordial para o avanço legislativo e para a garantia do trabalho doméstico decente.

A sessão de lançamento acontece às 11h deste sábado no Cine Bancários, é gratuita e contará com um debate com as idealizadoras e as protagonistas do documentário.

Ficha técnica:

Direção: Felipe Diniz
Pesquisa e produção: Eduarda Schifino e Teresa Assis Brasil
Direção de fotografia: Bruno Polidoro
Montagem: Bruno Carboni
Som: Gabi Bervian
Música: Maurício Nader
Realização: Casa de Cinema


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora