Breaking News em Geral
|
22 de novembro de 2015
|
16:24

Mortes no trânsito caem pela metade nesse mês na cidade de São Paulo

Por
Sul 21
[email protected]
Mortes no trânsito caem pela metade nesse mês na cidade de São Paulo
Mortes no trânsito caem pela metade nesse mês na cidade de São Paulo
Foto: WikiCommons
Foto: WikiCommons

Da Redação*

O número de mortes por acidente de trânsito diminuíram 50% na cidade de São Paulo em setembro, se comparado com os dados do ano passado, segundo divulgou neste domingo (22) a Secretaria de Segurança Pública. O número de ocorrências com vítimas fatais foi de 23 casos em setembro deste ano ante 46 em 2014.

As mortes que acontecem no trânsito são divididas entre os crimes dolosos (quando o motorista assume o risco de matar, normalmente quando dirige embriagado ou está acima da velocidade) e os casos culposos (sem intenção de matar). No primeiro tipo, menos comum, a queda foi de 8 casos em setembro do ano passado para 2 em setembro deste ano; já os culposos caíram de 38 em setembro de 2014 para 21 no mesmo mês deste ano.

Um dos fatores que provavelmente colaboraram para esta diminuição é a redução de velocidade nas principais vias de São Paulo, parte da política de trânsito implantada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Nas pistas laterais das marginais, a velocidade máxima foi limitada a 50 km/h. Nas vias expressas, a 70 km/h. Esta política pública também ampliou a velocidade média, uma vez que houve menos congestionamentos decorrentes de acidentes.

Considerando-se o período de janeiro a setembro, o número de acidentes com mortes recuou 26,9% na capital paulista: 307 casos neste ano, contra 420 no mesmo período de 2014. Em setembro, as lesões corporais culposas em acidentes de trânsito também diminuíram na cidade. O total baixou 23,89%, de 2.239 para 1.704 registros. Com isso, ao menos 535 pessoas deixaram de ficar feridas, considerando que cada ocorrência pode ter mais de uma vítima.

*Com informações da SSP/SP e do Brasil247

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora