![Lula se reuniu com membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira no Palácio do Planalto | Foto: Ricardo Stuckert/PR](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2024/03/lula-polo-naval-450x300.jpg)
Em reunião com membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira nesta quarta-feira (20), no Palácio do Planalto, o presidente Lula reafirmou o compromisso com a retomada da indústria naval no Brasil.
Presidente da Frente, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), ex-prefeito de Rio Grande, disse que, durante a reunião, Lula informou que o governo federal já tem um acúmulo sobre o tema e está discutindo todas as alternativas para que a indústria naval volte a construir no País com força, gerando emprego e renda de qualidade. O presidente também disse que vai pedir que a Petrobras avance no tema da indústria.
“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos apresentar os pontos que achamos necessários para avançar nas políticas públicas para fortalecer e impulsionar o setor naval brasileiro. As propostas são resultado dos debates que fizemos ao longo de 2023 pela Frente Parlamentar e que envolveu, além de deputados, representantes dos trabalhadores e da indústria”, afirmou Lindenmeyer.
Entre as medidas apresentadas pela Frente Parlamentar para a promoção da retomada da indústria naval estão a obrigatoriedade de conteúdo local, penalidade para o não cumprimento de conteúdo local, financiamento através do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e bancos de fomento como o BNDES, fundo garantidor e incentivos, desoneração da folha para o setor naval e marítimo e revisão de impostos de importação de navios.
“Saí daqui com a certeza de que vamos retomar a indústria naval, porque essa é uma prioridade do Lula”, disse o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
Já o presidente da Frente Parlamentar na Assembleia do Rio Grande do Sul, deputado estadual Miguel Rossetto (PT), pontuou que o RS tem grandes estaleiros prontos para operar e mão de obra qualificada.