![Projeto apresentado para o Trecho 2 da Orla do Guaíba | Foto: Reprodução](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2023/05/trecho-2-da-orla-450x300.jpg)
Nesta sexta-feira (5), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, apresentou o projeto escolhido pela gestão para a revitalização do trecho 2 da Orla do Guaíba. O projeto, desenvolvido pela empresa de consultoria Cheeta, prevê a construção de um centro de eventos para até 10 mil pessoas, um anfiteatro e uma marina pública, além de uma esplanada para até 30 mil pessoas. Inaugurado em maio de 2000, o anfiteatro Pôr do Sol está localizado no trecho.
Leia também: Símbolo do abandono, Anfiteatro Pôr do Sol tem o destino nas mãos da iniciativa privada
A área compreende o trecho entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio, com 134 mil metros quadrados. Pelos planos, que preveem ainda um contrato de concessão por 35 anos, 20% do espaço deverá ter área construída. É obrigatória a instalação de uma reserva natural para os cágados que vivem na área. O projeto está orçado em R$ 400 milhões, sendo que a construção do centro de eventos demandará investimento público. Melo teve audiência com o governador Eduardo Leite afim de buscar uma parceria com o Estado para viabilizar a proposta.
Pelo projeto, o trecho também deve receber um farol com mirante, ciclovias, decks, cachorródromo e estacionamento. A proposta prevê ainda a inclusão de outros empreendimentos viabilizados pela iniciativa privada e cita “hotel flutuante, instituição de ensino superior e shopping ao ar livre”.
A Prefeitura dará andamento ao processo com consultas públicas, audiências públicas e encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para revisão. A expectativa é de que essas etapas ocorram até o final deste ano. A publicação da licitação, a assinatura de contrato com a concessionária e o início das obras estão previstos para ocorrer ao longo de 2024.