Uma propaganda da empresa INSPEC Vistorias para Transferência de Veículos, no interior de São Paulo, causou um efeito revés. Se a intenção era fazer alguma espécie de sensibilização para os consumidores por meio do humor, o outdoor passou longe de ser engraçado. Na imagem, uma bela figura feminina chamada de ‘Carlão’sugere que, às vezes, “a lataria é ótima, mas o chassi pode estar adulterado”. Não bastasse a população de travestis já ser a mais vulnerável à discriminação, a propaganda vem reforçar o preconceito aos olhos de quem passar pelas ruas de São Paulo. Indignada com a publicidade, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) enviou ofício a Zumba Propaganda, agência que criou a peça, pedindo a retirada do outdoor e uma mediação no devido caso de constrangimento público.
“Para entender nosso posicionamento, bastaria ridicularizar a personagem do outdoor por causa da cor de sua pele ou por causa de sua raça, para perceber que o conteúdo é discriminatório. (…) não se deve utilizar-se da fragilidade de uma população para vender um produto. Isto não é condizente com o preceito constitucional da dignidade humana”, diz o documento enviado pela entidade.
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