Notícias em geral
|
7 de maio de 2012
|
23:21

Roberto Freire vira alvo de chacotas no Twitter após acreditar em pegadinha virtual

Por
Sul 21
[email protected]
Roberto Freire vira alvo de chacotas no Twitter após acreditar em pegadinha virtual
Roberto Freire vira alvo de chacotas no Twitter após acreditar em pegadinha virtual
Bruno Alencastro/Sul21
Deputado levou a sério informação que dava conta de mudança em cédulas, que trariam a inscrição "Lula Seja Louvado" | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) foi alvo de chacotas e piadinhas durante toda a tarde desta segunda-feira (7). Isso porque ele cometeu uma tremenda gafe ao tomar como verdade uma informação ficcional, publicada pelo site G17, que satiriza os grandes portais de notícia da internet. O texto, acompanhado de uma imagem de uma cédula de real, afirmava que a presidente Dilma Rousseff havia determinado que a frase “Deus seja louvado” fosse substituída nas cédulas por “Lula seja louvado”. A mensagem ainda reproduzia a suposta fala de Dilma, que teria dito: “Nem Deus, nem Zeus, nem Goku, nem Galileu. Coloquem o nome do Lula”. O deputado acreditou na pegadinha e distribuiu comentários furiosos em seu perfil no Twitter. Os demais usuários da rede não deixaram a gafe passar em branco e fizeram uma série de comentários absurdos sobre a possibilidade de endeusamento do ex-presidente Lula, tanto que a hashtag #lulasejalouvado foi a mais comentada nesta segunda. Percebendo que havia se enganado, Roberto Freire ficou ainda mais irritado e culpou o governo federal pela notícia falsa. “O pior é que em função do desmantelo e imoralidade dos tempos lulodilmistas, tal estapafúrdia noticia tem ares de verdade”, comentou.

TJ-RS decide que aumento de contribuição previdenciária do Pacotarso é ilegal

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) julgou nesta segunda-feira (7) procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, contra alguns pontos do pacote de medidas aprovado pela Assembleia gaúcha no ano passado, apelidado Pacotarso. Com a decisão, perde validade o aumento de 11 para 14% nas alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores públicos do RS. O Órgão Especial do TJRS considerou inconstitucionais os Artigos 11 e 12 das Leis Complementares Estaduais números 13.757 e 13.758, que aumentaram a contribuição previdenciária descontada dos segurados militares, civis, ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Sul. Os desembargadores acompanharam o voto do relator, Marco Aurélio Heinz, por unanimidade. De acordo com o advogado Rafael Mafini, que fez sustentação oral a favor da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, proponente da ação, as leis são inconstitucionais por terem efeito confiscatório e gerarem progressividade indireta das alíquotas.

PMDB terá nome de vice na chapa de Fortunati; vereador Sebastião Melo (centro) é o mais cotado | Foto: Tonico Alvares/PMDB-POA

PMDB comunica a Fortunati que estará com ele na disputa por Porto Alegre

O PMDB de Porto Alegre comunicou oficialmente ao prefeito José Fortunati que estará com ele na disputa pelo Paço Municipal nas eleições de outubro. O apoio, já anunciado na semana passada, foi confirmado por meio de solenidade nesta segunda-feira (7), na sede do diretório municipal da sigla. Uma reunião, prevista inicialmente para a tarde de segunda-feira mas rearranjada para o dia seguinte (8), vai colocar lado a lado o PMDB e os outros dois partidos da aliança, o PDT (sigla de Fortunati) e o PTB. A ideia é definir quem será o candidato a vice da chapa – nome que deve ser escolhido a partir de opções oferecidas pelo PMDB. O nome mais provável é o do atual vereador de Porto Alegre e presidente do diretório metropolitano do PMDB, Sebastião Melo.

Receita abre amanhã consulta a lote residual do Imposto de Renda

A Receita Federal liberou da malha fina um lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. A consulta ao lote poderá ser feita nesta terça-feira (8) a partir das 9h no site da Receita. O contribuinte poderá ligar também para o telefone 146 (Receitafone). No lote, foram incluídas ainda declarações dos exercícios 2010, 2009 e 2008. O dinheiro será depositado na conta do contribuinte no próximo dia 15. Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 38.653 contribuintes, com correção de 11,75 %. No caso de 2010, as restituições irão para 12.167 pessoas, corrigidas em 21,9%. Referentes ao exercício de 2009, serão creditadas restituições para 7.427 contribuintes, com correção de 30,36 %. Para o exercício de 2008, o dinheiro será pago a 3.689 contribuintes, corrigido em 42,43 %. A Receita lembra que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o formulário eletrônico disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

Nelson Jr./ASICS/TSE
Eleitores podem tirar título eleitoral, pedir transferência de município e alterações de dados ou de local de votação | Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Prazo para tirar título eleitoral no RS esgota na quarta-feira

Acaba nesta quarta-feira (9) o prazo para eleitores que desejem tirar título eleitoral, pedir transferência de município e alterações de dados ou de local de votação, tendo em vista as eleições municipais de outubro. Nesta data, encerra-se também o prazo para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida informarem à Justiça Eleitoral eventuais problemas de acessibilidade em suas seções. As Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) de todo o Estado trabalham em regime de plantão. Em Porto Alegre, a CAE atende das 9h às 19h; no interior do Estado, o horário previsto é das 12h às 19h. O prazo até 9 de maio pode ser ampliado em municípios específicos, dependendo da determinação dos juízes eleitorais de cada cidade.

Armas de choque são vendidas na internet

Armas de choque do tipo que a polícia usa para imobilizar suspeitos a curta distância estão à venda em sites brasileiros sem a autorização do Exército e de modo ilegal, segundo o Ministério Público de São Paulo. Nesta segunda-feira (7), uma ação da polícia com apoio do Ministério Público na sede da loja em Bauru (343 km a noroeste de São Paulo) apreendeu mercadorias, entre elas armas de choque. As mercadorias lotaram três carros da polícia. O dono foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo um promotor, a loja não tinha autorização para venda.Esse tipo de arma de choque, que em tese não deveria matar, ganhou notoriedade em março, quando provocou duas mortes, uma na Austrália e uma no Brasil. A arma tem o comércio controlado pelo Exército. Atualmente, essa autorização é dada apenas a duas empresas: a brasileira Condor e a america Taser. O remetente das mercadorias compradas na internet assinava como “Lar do Bom Jesus”.

Jornal é metralhado por encapuzados no México

A sede do jornal mexicano Hora Cero, na cidade de Reynosa, na fronteira com os EUA, foi atacada a tiros por homens encapuzados nesta segunda-feira (7). O ataque ocorreu poucos minutos depois de uma ligação anônima, em que era dado prazo de 10mins para que o edifício fosse evacuado. Os tiros danificaram a fachada e janelas foram quebradas no nível superior, onde estão o estúdio de televisão e a cabine de rádio do veículo. O ataque é mais um na longa série de assassinatos e atentados contra jornalistas no estado de Veracruz, vizinho ao de Tamaulipas, onde está localizada a cidade de Reynosa. Paralelamente, uma série de manifestações pede o aumento das medidas de segurança e proteção a profissionais de imprensa no México, considerado pela organização Repórteres Sem Fronteiras como o pais mais perigoso do mundo para jornalistas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora