Notícias em geral
|
5 de janeiro de 2012
|
22:13

Repressor da ditadura integra conselho de Associação dos Delegados do RS

Por
Sul 21
[email protected]
Site da Asdep
Foto: Reprodução/ Asdep

Quem navegar pelo site da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep) pode se surpreender ao consultar os integrantes da diretoria da entidade e constatar que o 20º lugar do conselho deliberativo pertence a uma figura lendária da ditadura militar brasileira (1964-1985): Pedro Carlos Seelig. O nome do delegado é sinônimo de repressão no Estado e foi o braço mais duro do regime dos generais em terras gaúchas. Integrante do temido Departamento de Ordem Política e Social (Dops, onde hoje se localiza o Palácio da Polícia, em Porto Alegre), Pedro Seelig já teve muitos nomes. Uns o chamavam de Fleury dos pampas, em referência ao famoso comandante dos esquadrões da morte em São Paulo. O jornalista Luiz Cláudio Cunha o apelidou, em seu livro O Sequestro dos Uruguaios, de Carcará, a ave predadora que “pega, mata e come”, eternizada pela música de Maria Bethânia. Não se tem notícias de que Pedro Seelig tenha forte atuação corporativa entre os delegados, mas a simples figuração de seu nome na diretoria da Asdep demonstra que ele não está tão quieto quanto se pensava.

Cristina Kirchner se recupera de cirurgia sem complicações, diz porta-voz

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, passa bem após a cirurgia realizada na quarta-feira (4) para retirar um tumor maligno na tieoide. O boletim médico divulgado nesta quinta-feira (5) pela equipe do Hospital Austral de Buenos Aires informa que ela reage bem ao tratamento pós-operatório. O comunicado atesta que os exames realizados mostram que a presidente apresenta coesições clínicas e laboratoriais normais. O porta-voz da presidência argentina, Alfredo Scoccimarro, disse que Cristina ficará por 72 horas em observação médica. Em seguida, é provável que ela vá para sua casa de campo no sul do país. Enquanto se recupera da cirurgia, a presidência vem sendo exercida pelo vice, Amado Boudou.

Boato sobre morte de Fidel Castro é “necrofilia contrarrevolucionária”, acusa site

O site Cubadebate atribuiu a uma “necrofilia contrarrevolucionária” o boato que circulou pelas redes sociais no começo da semana, dando conta de que o líder Fidel Castro teria morrido. O artigo intitulado “Nova mentira contra #FidelCastro fracassa no Twitter” acusa cubanos exilados pela invenção da falsa notícia, que chegou ao quarto lugar dos trending topics do microblog. O Cubadebate também critica o próprio Twitter, dizendo que o serviço foi omisso ao permitir que mensagens sobre a “morte” de Fidel se espalhassem. Segundo o site cubano, um robô, fazendo uso do nome @Naroh, teria sido a origem inicial do boato. O usuário, talvez sem o conhecimento do proprietário da conta, teria disseminando rapidamente uma série de tweets com o “anúncio”. O dono da conta, um espanhol chamado David Fernandez, rechaçou a acusação. “Eu escrevi sobre o assunto quando o assunto já estava nos trending topics e meustweets eram quase todos piadas. Eu não comecei nada. Eles deveriam checar suas informações antes de colocar a culpa em alguém sem razão nenhuma para isso”, disse Fernandez, em entrevista à rede CNN.

Kodak deve decretar falência, diz jornal dos EUA

Pioneira no segmento de fotografia, a empresa Kodak pode estar à beira do pedido de falência. Segundo matéria do The Waal Street Journal, a centenária empresa cogita pedir falência entre o final de janeiro e início de fevereiro, apelando para a venda de alguma de suas patentes como forma de melhorar sua situação financeira. No caso, a Kodak pediria a proteção prevista no Capítulo 11 da lei de falências dos EUA, que permite um período de reorganização antes do fechamento definitivo, e venderia as patentes como forma de pagar parte de suas dívidas no período previsto pela legislação. Segundo fontes citadas pelo jornal, os atuais débitos da Kodak fazem da companhia um alvo pouco atraente para uma compra direta. A companhia, responsável por inúmeras inovações em tecnologias de captação de imagem, investiu pouco em modelos eletrônicos (mesmo tendo inventado a câmera digital, em 1975) e acabou perdendo espaço no mercado.

Promotor Marcelo Tubino fala sobre denúncia a outros integrantes da força-tarefa do Daer, como o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque | Foto: Juliano Rodrigues/MP-RS

Oito denunciados por fraude em pedágio de Portão

A Promotoria de Justiça de Portão encaminhou à Justiça nesta quinta-feira (5) denúncia contra oito envolvidos em fraude no pedágio comunitário do município. Segundo o promotor de Justiça Marcelo Tubino Vieira, os denunciados praticaram crime de falsidade ideológica ao declararem falsamente residir em Portão para se beneficiar da isenção da tarifa de pedágio ou emprestarem seus endereços na cidade para beneficiar terceiros. A partir das investigações, foi verificado que havia um número elevado de isenções de tarifas na Praça de Pedágio de Portão. Um dos motivos para isso é a existência de grande número de veículos emplacados na cidade, em desproporção ao número de habitantes. A denúncia é um dos desdobramentos da força-tarefa que investiga irregularidades no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer).

Aulão UFRGS está com inscrições abertas

Estão abertas inscrições para o Aulão UFRGS do curso Universidade Já, pré-vestibular gratuito do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (SJDH). O aulão é preparatório para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e acontece neste sábado (7), das 9 às 17 horas, no Teatro Dante Barone, na Assembléia Legislativa. Além da revisão de conteúdos, haverá uma apresentação do stand up comedy WMarcão, com dicas do vestibular. As inscrições para o Aulão UFRGS do curso Universidade Já vão até sexta-feira (6), através do site www.universidadejars.com.br. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será doado à entidade Adra (Agência Humanitária de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). Serão 576 vagas oferecidas para toda a comunidade. Também podem participar  estudantes que não cursaram o pré-vestibular do POD.

Fortunati convida para o Fórum Social Temático

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), gravou um vídeo institucional convidando os cidadãos a participarem do Fórum Social Temático (FST), que ocorre entre os dias 24 e 29 de janeiro na Capital e em cidades da região metropolitana. No vídeo, Fortunati diz que Porto Alegre “tem se consolidado como a capital da democracia participativa no mundo” e conclama os participantes do fórum a “pensar o novo mundo que todos consideramos possível”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora