Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
20 de outubro de 2011
|
11:51

Governo provisório confirma morte de Muammar Kadafi na Líbia

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Conselho Nacional de Transição da Líbia (NTC) anunciou nesta quinta-feira (20) ter capturado o ex-ditador da Líbia, Muammar Kadafi. Segundo os dirigentes do governo provisório, Kadafi foi morto em consequência dos ferimentos durante sua captura, na cidade de Sirte.

De acordo com a rede de televisão Al Jazeera, o chefe militar do CNT, Abdul Hakim Belhaj, confirmou que Kadafi morreu durante a captura. Uma fotografia tirada de um telefone celular mostra um homem, parecido com Kadafi, que estaria morto.

Um vídeo divulgado por uma emissora de televisão árabe mostra o homem, que seria Muammar Kadafi, capturado vivo.

http://www.youtube.com/watch?v=wO7-6jvEvFg

Pelas informações divulgadas pelo Conselho de Transição, Kadafi teria ferido as duas pernas e foi feito prisioneiro pelas forças rebeldes durante operações em Sirte, cidade natal e refúgio do ditador. Ele estaria escondido em um buraco no momento em que foi encontrado.

Histórico

No poder desde que liderou uma revolução na Líbiaem 1969, Kadafi estava desaparecido depois que as forças militares do CNT, apoiadas pela Otan, assumiram o comando da  capital, Trípoli, e das principais cidades líbias, no contexto das revoltas populares contra os governos dos países árabes. A mulher de Kadafi e três de seis filhos pediram abrigo ao governo do Níger.

Por meio de mensagens de áudio, enviadas a uma emissora síria, Kadafi mantinha contato com a população. Nas últimas gravações, ele disse que resistiria à pressão “até o final” e pediu que os líbios fiéis a ele fizessem o mesmo. Kadafi informou ainda que não deixaria a Líbia.

Em setembro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu que a Interpol, a polícia internacional, capturasse Kadafi e seus aliados. Em março, o tribunal anunciou que o presidente líbio e seus colaboradores serão julgados por crime contra a humanidade, como violação aos direitos humanos, assassinatos e estupros.

Matéria atualizada às 15h25


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora