Noticias|Últimas Notícias>Política
|
31 de agosto de 2011
|
15:25

Kassab veta Dia do Orgulho Hetero por incitar intolerância homofóbica

Por
Sul 21
[email protected]
Kassab veta Dia do Orgulho Hetero por incitar intolerância homofóbica
Kassab veta Dia do Orgulho Hetero por incitar intolerância homofóbica
Prefeito de São Paulo vetou projeto aprovado pela Câmara de Vereadores | Foto: Fernando Pereira/Secom SP

Da Redação

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vetou o “Dia Municipal do Orgulho Heterossexual” aprovado pela Câmara de Vereadores. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município nesta quarta-feira (31). De acordo com o veto, o projeto apresentava trechos que incitavam a intolerância homofóbica. “O projeto de lei descreve, em vários trechos, condutas atribuídas aos homossexuais, todas impregnadas de sentimentos de intolerância com conotação homofóbica”, diz o texto.

Leia mais:
– Kassab antecipa que vetará projeto do Dia do Orgulho Heterossexual
– Lei que institui Dia do Orgulho Hetero é obscurantista, diz ABGLT

Os vereadores de São Paulo aprovaram no último dia 2 o projeto de autoria do vereador Carlos Apolinário (DEM), membro da Igreja Assembleia de Deus. A data seria comemorada no terceiro domingo de dezembro na Avenida Paulista, mesmo local da Parada Gay. Apolinário negou que a data incentivasse a violência contra os homossexuais e disse que “o projeto é um protesto contra os privilégios dados aos gays.”

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial de São Paulo nesta quarta, a aprovação do projeto iria promover o preconceito. O projeto levava a entender “que apenas e tão só a heterossexualidade deve ser associada à moral e aos bons costumes, indicando, ao revés, que a homossexualidade seria avessa a essa moral e a esses bons costumes”, segundo o veto do prefeito.

Logo após a aprovação pela Câmara de Vereadores, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) já reivindicava veto ao projeto, taxado como obscurantista e discriminatório, além de um desrespeito aos preceitos laicos.

Com informações de O Estado de S. Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora