Noticias|Últimas Notícias>Política
|
3 de agosto de 2011
|
16:48

Atual presidente da Assembleia diz que não processaria Tonho Crocco

Por
Sul 21
[email protected]
Atual presidente da Assembleia diz que não processaria Tonho Crocco
Atual presidente da Assembleia diz que não processaria Tonho Crocco
Qualquer deputado tinha o direito de tomar a iniciativa que o Cherini tomou, mas eu não faria”,
Villaverde: "Qualquer deputado tinha o direito de tomar a iniciativa que o Cherini tomou, mas eu não faria" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

O atual presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Adão Villaverde (PT), disse nesta quarta-feira que não processaria o músico Tonho Crocco, ao contrário do que fez o ex-presidente da casa, Giovani Cherini (PDT), hoje deputado federal. “Eu defendo o direito de liberdade de expressão de qualquer cidadão, mesmo que eles digam algo que eu não concorde. Qualquer deputado tinha o direito de tomar a iniciativa que o Cherini tomou, mas eu não faria”, afirmou Villaverde.

Leia mais:
– Músico gaúcho é processado por rap contra aumento de deputados

Após uma representação ao Ministério Público, assinada por Giovani Cherini como presidente da Assembleia, o músico foi intimado judicialmente por ter feito um rap no qual criticava nominalmente os deputados que aprovaram um reajuste de 73% em seus próprios salários. A música, intitulada “Gangue da Matriz”, considerava um “crime” os deputados aumentarem os salários para R$ 20 mil. O reajuste foi aprovado por 36 deputados em dezembro do ano passado.

“Eu estive ao lado dele (Tonho Crocco) quando ele cantou esta música em um palanque e deixei a coisa rolar”, disse Villaverde, durante uma coletiva de imprensa na sede da Federasul, em Porto Alegre. Na terça, após a divulgação da informação de que Tonho Crocco estava sendo processado a partir de uma representação do antigo presidente da Assembleia, Villaverde conversou por telefone com o músico. “Esclareci que não era eu, o atual presidente, que tinha movido a ação e que eu não estava sabendo”, disse Villaverde.

Na internet, Tonho Crocco virou assunto mundial | Foto: Divulgação/tonhocrocco.com

Sobre o aumento nos salários dos parlamantares, Villaverde disse que, na época, apresentou projeto de um reajuste menor. “Mas eu sou presidente da casa e hoje defendo”, ponderou.

#FreeTonhoCrocco

A notícia sobre o processo movido contra Tonho Crocco gerou uma onda de manifestações em apoio ao músico gaúcho, vocalista da banda Ultramen e atualmente em carreira solo. No Twitter, o nome de Tonho Crocco chegou a ser um dos assuntos mais comentados em todo o mundo na manhã desta quarta.

Já os usuários do Facebook estão convocando uma manifestação em defesa do músico, a ser realizada no dia 22 de agosto, quando acontece a audiência preliminar do processo judicial. Na manhã desta quarta, Cherini escreveu no Twitter: “sou a favor da liberdade de expressão”.

Confira o vídeo com o rap de Tonho Crocco:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora