Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
10 de junho de 2011
|
19:33

Grécia anuncia plano para conter crise econômica

Por
Sul 21
[email protected]

Vivian Virissimo

Nem mesmo o anúncio de um novo pacote de medidas foi capaz de conter a queda das principais bolsas de valores mundiais, que registraram forte queda nesta sexta-feira (10). Com uma dívida pública que chega a 327 bilhões de dólares, o que representa quase 150% do seu PIB, a Grécia apresentou plano de austeridade numa conjuntura de intensos protestos e muitas dúvidas sobre sua capacidade de reverter este “sombrio panorama”, como definiu o jornal El País.

Depois de receber um empréstimo da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 110 bilhões de euros, a Grécia ficou na obrigação de promover grandes reformas para obter outra parcela no mesmo valor. Para alcançar este objetivo, o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, encaminhou um plano de austeridade que deve ser votado no dia 28 de junho.

No mesmo momento, dezenas de milhares de gregos foram às ruas de Atenas para protestar contra o pacote que irá cortar gastos com programas sociais e em áreas vitais como saúde e educação. Empregados de companhias estatais, que devem ser privatizadas, realizaram uma greve de 24 horas e servidores públicos também paralisaram por algumas horas.

Com previsão de redução de despesas em 28,3 bilhões de euros, estas medidas preveem mais impostos, sobretudo para os gregos com rendimentos mensais superiores a 10 mil euros. Empresas estatais também serão privatizadas para somar 50 bilhões de euros até 2015 aos cofres gregos.

Além de aumentar os impostos já existentes, também serão criadas as taxas sobre propriedades e sobre vendas e bares e restaurantes que passam de 13% para 23%. Outra ação será um controle mais rígido das folhas de pagamento de programas sociais, cortes em bônus de aposentadoria e redução acentuada nas contratações do governo em 2011. Estas intervenções pretendem reduzir para 7,5% do PIB o déficit este ano e para 3% até 2014 e 1% no ano seguinte.

Com informações do Jornal do Comércio, BBC Brasil e El País


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora