Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
25 de abril de 2011
|
15:04

Candidata à presidência do Peru, Keiko Fujimori pede perdão por seu pai

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Keiko Fujimori, candidata à presidência do Peru e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, pediu desculpas pelos crimes cometidos durante o governo de seu pai. “Sou consciente de que represento o fujimorismo e como tal tenho que reconhecer e pedir perdão à população por estes erros e comprometo-me de que nunca mais estes erros e delitos voltarão a ser cometidos”, declarou a candidata ao canal de tevê Frecuencia Latina, de Lima.

Keiko Fujimori ficou em segundo lugar no primeiro turno pelo partido de direita “Fuerza 2011” e vai disputar a presidência do Peru no dia 5 de junho, contra Ollanta Humala, representante da esquerda, que lidera as pesquisas com 42% da preferência dos votos contra 36% de Keiko.

A candidata, de 35 anos, negou que o governo do pai, eleito em 1990 e que liderou golpe em 1992, tenha sido uma ditadura. “Não foi uma ditadura porque foi eleito pelo povo, mas foi autoritário”, disse a candidata. Keiko reiterou que não vai libertar o pai, condenado a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos e corrupção.

Sobre as eleições do dia 5 de junho, Keiko afirmou que a diferença, segundo as pesquisas, está diminuindo e “acredito que poderemos vencer. Neste momento, temos que continuar trabalhando. Ela também lembrou que há uma grande parcela do eleitorado que ainda não escolheu seu candidato. A candidata pede que “não votem em branco, escolham um candidato, qualquer que seja ele”.

Com informações do Ajá  (Peru).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora