Zona Eleitoral
|
3 de setembro de 2018
|
22:14

Zona Eleitoral: TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção

Por
Sul 21
[email protected]
Zona Eleitoral: TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção
Zona Eleitoral: TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção
Foto: Arquivo/Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. “Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você”, diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. “Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro”, conclui a narração.

Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e televisão, bem como nas mídias sociais, visa a “sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país”. A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares “com legitimidade reduzida e baixa representatividade”.

No primeiro turno da eleição presidencial de 2014, 115,1 milhões de eleitores foram às urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6,7 milhões anularam e 27,7 milhões não compareceram. No segundo turno, o número de eleitores que não foram votar aumentou, chegando a 30,1 milhões. A iniciativa da Justiça Eleitoral pretende reforçar que “o voto é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental para sua consolidação”. (Da Agência Brasil)

TSE rejeita representação de Bolsonaro contra Alckmin

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Sergio Banhos negou um pedido da coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB) e de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência, para que fosse retirada do ar uma peça publicitária da campanha da Geraldo Alckmin, candidato do PSDB.

Na propaganda, uma bala disparada por um revólver aparece ultrapassando diversos objetos com etiquetas nas quais se lê “educação”, “saúde”, “saneamento básico” e “fome”. No último quadro aparece uma criança, mas antes que o projétil a atinja, transforma-se na frase “não é na bala que se resolve”. A peça é inspirada na campanha anti-armas Kill the Gun, veiculada na Grã-Bretanha em 2007.

Bolsonaro alegou ao TSE que a propaganda foi destinada a atacá-lo diretamente, mesmo que de forma implícita. O ministro Banhos não aceitou os argumentos e negou a liminar (decisão provisória). Para o ministro, na propaganda de Alckmin, “não se vislumbra a existência de ofensas capazes de desequilibrar a disputa eleitoral, sobretudo porque não há qualquer vinculação explícita ao nome ou à imagem do representante [Bolsonaro]”. (Da Agência Brasil)

Agenda dos candidatos*:

Jairo Jorge

10h30 – Reunião com entidades de defesa das mulheres
Av. Érico Veríssimo, 1450. Porto alegre

11h40 – Entrevista SBT Rio Grande

17h – Carreata em Espumoso
Trevo de Acesso à cidade (RS 332)

18h – Carreata em Carazinho
RS 142 e BR 285

19h – Ato de campanha do PDT Alto Jacuí
Ulbra Carazinho

Miguel Rossetto

9h – Visita ao assentamento do MST em Nova Santa Rita – com Manuela D’Ávila

12h – Almoço com a Associação de Sargentos e Subtenentes da Brigada Militar – Rua Manoel Vitorino, 220

14h30 – Gravação do programa de TV

18h – Reunião com a diretoria da Fiergs – Av. Assis Brasil, 8787

20h – Participa da atividade de lançamento do Comitê de Mulheres Lula/Rossetto, com Manuela, Ana Affonso e Abigail.

Roberto Robaina

10h – Reunião com o Sindicato de Auditores Externos do TCE
Local: Rua Sete de Setembro, 388

14h – Reunião de planejamento

19h30 – Entrevista ao programa Casa de Santo

*Os demais candidatos não enviaram suas agendas ao Sul21


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora