Zona Eleitoral
|
16 de julho de 2018
|
21:58

Eleições 2018: prazo para requerer voto em trânsito começa nesta terça-feira (17)

Por
Sul 21
[email protected]
Eleições 2018: prazo para requerer voto em trânsito começa nesta terça-feira (17)
Eleições 2018: prazo para requerer voto em trânsito começa nesta terça-feira (17)
Foto: Guilherme Santos/Sul21

A partir desta terça-feira (17) até o dia até 23 de agosto, o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito (fora do seu domicílio eleitoral) nas Eleições 2018. O voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Segundo a legislação, para votar em trânsito, o eleitor deverá comparecer em qualquer cartório eleitoral e solicitar sua habilitação. Basta apresentar um documento oficial com foto e indicar o local em que pretende exercer seu direito de voto. Apenas os cidadãos que estiverem com situação regular no Cadastro Eleitoral poderão votar em trânsito.

Os eleitores que se encontrarem fora da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderão votar em trânsito apenas na eleição para presidente da República. Já aqueles que estiverem em trânsito dentro da unidade da Federação, porém em município diverso de seu domicílio eleitoral, poderão votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O voto em trânsito não é permitido em urnas instaladas em outros países. Entretanto, eleitores com título eleitoral cadastrado no exterior, e que estiverem em trânsito no território brasileiro, poderão votar na eleição para presidente da República. Caso o eleitor habilitado para votar em trânsito não compareça à seção, ele deverá justificar sua ausência, inclusive se estiver em seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição. A justificativa de ausência nos dias de votação não poderá ser feita no município por ele indicado para o exercício do voto. (As informações são do Tribunal Superior Eleitoral)

 

PSOL faz convenção no dia 22 para confirmar candidaturas de Robaina e professora Camila ao governo do RS

O PSOL realiza no domingo (22) sua convenção eleitoral. O evento reunirá o diretório estadual do partido no Plenário Ana Terra, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir das 14h.

Professora Camila será candidata à vice-governadora do Estado pelo PSOL | Foto: Marina Minhote/Divulgação

No encontro serão oficializadas as candidaturas do PSOL ao governo do Estado, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. Também será confirmado o nome da professora Camila Goulart como candidata à vice-governadora na chapa encabeçada pelo vereador de Porto Alegre Roberto Robaina. A convenção ainda irá chancelar a aliança do partido com o PCB nas disputas majoritária e proporcional deste ano.

A nominata à Assembleia Legislativa será liderada pelo deputado estadual Pedro Ruas e pela ex-deputada Luciana Genro, contando ainda com a presença do suplente de deputado estadual Jurandir Silva, de Pelotas. Já Fernanda Melchionna, a vereadora mais votada de Porto Alegre, será a puxadora de votos para a Câmara dos Deputados. A lista terá também a candidatura do vereador de Porto Alegre Professor Alex Fraga, da vereadora de Pelotas Fernanda Miranda e do vereador de Viamão Guto Lopes. A chapa ao Senado será composta por Romer Guex, dirigente nacional do PSOL e liderança do partido em Viamão, e por Cleber Soares, militante do PCB e trabalhador dos Correios.

 

PSB realiza congresso estadual para definir coligações no próximo sábado (21)

O PSB anunciou nesta segunda (16) que realiza no próximo dia 21 de julho seu congresso estadual. No evento, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, devem ser deliberadas coligações e nominatas para a próxima eleição, em outubro. Beto Albuquerque deve ser candidato ao Senado pela legenda.

(*) A coluna “Zona Eleitoral” é um espaço do Sul21 para acompanhar o dia-a-dia do processo eleitoral deste ano, com informações sobre as campanhas das candidaturas, debates, pesquisas, decisões da justiça Eleitoral e outros temas relacionados à disputa. Notas e informações para a coluna podem ser enviadas para o email [email protected].


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora