Últimas Notícias>Política
|
6 de agosto de 2010
|
17:52

Primeiro debate na TV destaca a polarização Dilma-Serra

Por
Sul 21
[email protected]

Lorena Paim

O primeiro debate entre presidenciáveis pela Band, na noite desta quinta-feira, reuniu  os quatro principais candidatos, que tiveram a chance de expor suas idéias e questionar os adversários. Destacou-se a polarização entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), os dois líderes nas pesquisas eleitorais. Correndo por fora, Plinio de Arruda Sampaio (Psol) criticou os demais e reclamou por ter sido injustiçado na hora das perguntas. Marina Silva (PV) defendeu suas propostas de melhorar as áreas de saúde e educação, assim como enfatizou a defesa do meio ambiente.

Após um início morno, em que todos falaram sobre as suas propostas para educação, saúde e segurança, os presidenciáveis passaram a assuntos mais específicos. Dilma e Serra ocuparam, então, bastante espaço, com questionamentos e críticas envolvendo as propostas de cada um. A petista citou os 14 milhões de empregos criados pelo atual governo, enquanto o tucano atacou as deficiências existentes em infraestrutura, como nos portos, aeroportos e estradas do País.

Plínio Sampaio deu o tom irônico e provocador ao debate. Como no momento em que acusou Dilma e Serra de formarem um “blocão” pois estavam fazendo perguntas somente entre si. O candidato do PSDB criticou a interferência partidária em empresas públicas. “Não vou arrebentar empresas públicas como foi feito nos Correios e Telégrafos. Vou fazer com que os Correios voltem a ser o que eram antes”, disse ele.

Os projetos da indústria naval e o programa Luz para Todos foram temas levantados por Dilma, ao colocar perguntas para Serra. Este preferiu questionar as restrições que estariam sendo feitas pelo governo às Apaes (associações de proteção aos excepcionais) e falar sobre a diminuição de cirurgias eletivas no País. Impostos e juros altos foram outros pontos que esquentaram a discussão.

Na hora das despedidas, Serra, emocionado, pediu um novo debate, “desta vez realizado por temas”. Dilma, ao final, lembrou a importância de ter sido ministra do governo Lula. “Conviver com a generosidade e inteligência política do presidente foi uma experiência única”, disse ela.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora