Últimas Notícias>Internacional|z_Areazero
|
8 de janeiro de 2020
|
11:45

Avião ucraniano cai no Irã e deixa 176 mortos

Por
Luís Gomes
[email protected]
Avião ucraniano cai no Irã e deixa 176 mortos
Avião ucraniano cai no Irã e deixa 176 mortos
Destroços do Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que caiu em Teerã após decolagem na manhã desta quarta-feira, 8/1 | Foto: Agência Irna

Da Redação 

Um Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, com 167 passageiros e 9 tripulantes, caiu após decolar do aeroporto Internacional de Teerã Imam Khomeini, no sul da capital iraniana, após a decolagem. Segundo a agência iraniana Irna, um dos motores do avião pegou fogo. O voo PS-752 partia na manhã de Teerã com destino a Kiev, capital da Ucrânia. A aeronave foi completamente destroçada.

“O avião caiu cinco minutos depois de decolar, disse o porta-voz da aviação civil Reza Jafarzadeh. “O piloto não teve qualquer contato com a torre de controle e não anunciou qualquer situação de emergência antes do acidente”, acrescentou.

O avião da Ukraine International Airlines caiu em um área agrícola, a sudoeste de Teerã, onde foi mobilizada uma equipe de investigação. Cerca de 40 equipes de resgate foram enviadas para o local do acidente, disse o vice-chefe da Sociedade do Crescente Vermelho Irã Ebrahim Tajik.

A agência Irna informou, citando o chefe do serviço de emergência do Irã, Pir Hossein Koulivand, que 147 iranianos e 32 estrangeiros morreram no acidente. Por outro lado, o Ministério das relações Exteriores da Ucrânia informou que apenas 82 passageiros seriam iranianos. Ainda teriam 63 canadenses, 10 suecos, 4 afegãos, 3 britânicos, 3 alemães e 2 ucranianos, além dos 9 tripulantes, que seriam todos ucranianos. Ainda não está claro o motivo para a diferença.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, expressou condolências pela morte de passageiros iranianos e estrangeiros a bordo do Boeing 737 ucraniano. O presidente da Ucrânia Vladimir Zelenski emitiu uma mensagem de pêsames às famílias das vítimas pelo acidente. Zelenski disse ainda que a embaixada da Ucrânia está investigando o incidente e que a equipe do consulado está no aeroporto de Teerã.

O acidente ocorre poucas horas depois de o Irã atacar bases iraquianas que abrigavam tropas norte-americanas, em retaliação ao assassinato, pelos Estados Unidos, do general Qasem Soleimani, comandante da Guardas Revolucionária iraniana, num ataque ao Aeroporto de Bagdá, capital do Iraque, na semana passada. O ataque da noite de ontem no Iraque e o acidente desta manhã estão levando diversas companhias aéreas a suspenderem voos para o Oriente Médio.

*Com informações do Opera Mundi e da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora