Brasil reitera disposição de cooperar com Colômbia e Venezuela

Por
Sul 21
[email protected]

Nubia Silveira

O governo brasileiro vê com satisfação o restabelecimento das relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, afirma nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil.  A paz entre os dois países  “abre nova oportunidade para a retomada do dinamismo e do entendimento que historicamente caracterizam as relações entre os dois países”, diz a nota. O Brasil reitera sua disposição de seguir cooperando – por meios bilaterais e no âmbito da Unasul [União de Nações Sul-Americanas] – com as autoridades venezuelanas e colombianas para consolidar esta nova etapa de diálogo, em benefício da paz e da prosperidade regionais”, informa a nota oficial do Itamaraty.

Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, se encontram na cidade colombiana de Santa Marta, nesta terça-feira (10). Os dois países estavam com as relações rompidas desde 22 de julho. Depois de quatro horas de reunião na cidade em que viveu Simon Bolívar, foi anunciado em nota oficial que “os  presidentes de Colômbia e Venezuela concordaram em relançar a relação bilateral restabelecendo as relações diplomáticas entre os dois países, com base em um diálogo transparente e direto, privilegiando a via diplomática”.

Santos e Chávez concordaram com a criação de cinco comissões de trabalho, que discutirão, entre outros temas, o do pagamento da dívida da Venezuela com os empresários colombianos, estimada em US$ 800 milhões. O acordo entre os dois países defende a “não ingerência em assuntos internos” e “respeito à soberania e integridade territorial”. Quanto aos grupos guerrilheiros colombianos, que estariam na Venezuela, Santos afirmou que seu colega venezuelano se comprometeu “a não permitir sua presença na Venezuela”.  “O presidente Chávez me reiterou que não vai permitir a presença de grupos armados em seu território. Creio que esse é um passo importante para que as relações se mantenham sobre bases firmes”, disse Santos.

Com informações da Agência Brasil, Carta Capital e Folha de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora