Tarso quer RS na vanguarda da fabricação de semicondutores na América Latina

Por
Sul 21
[email protected]

Missão Coreia

Guilherme Gomes/Coreia do Sul

Governador Tarso Genro fala na fabrica da Hana Micron./Foto:Caco Argemi na Coreia do Sul

No terceiro dia de agenda oficial na Coreia do Sul, a comitiva gaúcha foi até a cidade de Asan, ao sul de Seul, nesta quarta-feira (1º), para conhecer um exemplo vitorioso de parceria entre empresários brasileiros e coreanos. A delegação esteve na sede da Hanna Micron, umas das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, que possui mais de 1,3 mil funcionários. A empresa coreana associou-se à brasileira Altus, formando a HT Micron.
A joint venture (associação de empresas) irá instalar-se no parque tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo, para realizar o encapsulamento e testes de semicondutores. Segundo o CEO da Hanna Micron, Choi Chang-Ho, a decisão de investir no mercado brasileiro foi tomada após uma análise de mercado. “O Brasil produz os mais diversos tipos de aparelhos que levam semicondutores e 100% dos semicondutores do mercado brasileiro são importados”, ressaltou.

Após visitar a linha de produção da empresa, Tarso Genro realizou uma reunião de trabalho com a direção da Hanna Micron, considerada extremamente positiva pelos integrantes da missão gaúcha. A ideia é fazer uma movimentação política junto ao Governo Federal para que Estado e União criem o suporte necessário para o investimento. “Nós sabemos o que fazer para dar sustentação e estabelecer um grande programa de fabricação de semicondutores. Cabe ao Rio Grande do Sul fazer uma articulação política para que os órgãos do governo federal se movimentem neste sentido. Também vamos utilizar o Banrisul, o Badesul e o BRDE, junto com instituições federais, para constituir um pool de apoio a estes investimentos, que poderão colocar o Estado na vanguarda na fabricação de semicondutores. Não só para o Brasil, mas também para a América Latina”, afirmou o governador.

Ainda nesta quarta-feira, Tarso Genro foi recebido pelo governador da província de Chungnan, Hee-Jung Ahn, a maior e mais importante da Coreia do Sul, com forte atuação no setor industrial, principalmente em função da alta produtividade das fábricas da Hyundai e Samsumg. Na oportunidade, ficou definido que os dois estados irão trabalhar em conjunto para firmar uma cooperação nas áreas de ciência e tecnologia, educação e intercâmbio esportivo. “A Coreia tem um sistema educacional reconhecido em todo o mundo e creio que uma aproximação entre nós pode ser proveitosa para ambos. Se é verdade que a qualidade do ensino é muito superior aqui, também é verdade que no Brasil e no Rio Grande do Sul, nós temos a criatividade, a capacidade de adatação e uma flexibilidade que pode melhorar a educação e a formação”, disse Tarso ao governador de Chungnan. A delegação gaúcha permanece até a próxima sexta-feira (03) na Coreia do Sul.

Protocolo com a Insung

Também nesta quarta-feira (1º), a empresa coreana Insung assinou um protocolo de intenções com um consórcio brasileiro, composto por três empresas do Rio de Janeiro e uma do Rio Grande do Sul. A Insung e os seus parceiros brasileiros irão implantar um estaleiro no canal São Gonçalo, situado entre as cidades de Pelotas e Rio Grande.

O local servirá para a manutenção e reparação de barcos pesqueiros da empresa coreana. O objetivo é atender as 25 embarcações que atuam na região das Ilhas Malvinas.

Os executivos vinham negociando desde fevereiro e chegaram a um acordo na segunda-feira (30), durante a realização do seminário de oportunidades organizado pelo governo gaúcho em Seul. Em função disso, o governador Tarso Genro assinou o protocolo das empresas como testemunha, assim como o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre e o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer.

Após a concessão das licenças ambientais, o estaleiro começará a ser construído. A expectativa é que o local esteja funcionando plenamente já no começo de 2012. O estaleiro é mais um investimento dentro da indústria oceânica, um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento do Estado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora