Jorge Seadi
Os Estados Unidos completaram esta manhã, a passagem do poder para as autoridades iraquianas. Em solenidade realizada em Camp Victory, Bagdá, o vice-presidente Joe Biden e o secretário de defesa, Robert Gates, fizeram a passagem oficial de poder.
Depois de mais de sete anos de operações no Iraque – começou em 2003 – com a prisão do ditador Saddan Hussein, os Estados Unidos encerraram a operação Iraque Livre com a retirada do país de todas as tropas de combate. Para o vice-presidente a operação termina com os Estados Unidos prometendo continuar cooperando com os iraquianos.
Para o secretario de defesa, Robert Gates, a restauração da república e da democracia é a comprovação do patriotismo americano. Começa agora a operação “Novo Amanhecer” com a permanência de militares americanos para treinar o exército iraquiano na defesa do país. Quase 50 mil soldados continuarão por lá com o comando do general Lloyd Austin. O presidente Barack Obama disse ontem, em cadeia nacional de TV, que “por meio deste memorável capítulo da história dos Estados Unidos e do Iraque comprova nossa responsabilidade. Agora, é hora de virar a página.”
Fonte: CNN