Últimas Notícias>Internacional
|
19 de agosto de 2010
|
14:02

Uribe será denunciado na Colômbia por traição à pátria

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Igor Natusch

Representantes do Coletivo de Advogados José Alvéar Restrepo, ONG dedicada à defesa dos direitos humanos, anunciaram a intenção de denunciar o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e três ex-ministros do país. O coletivo acusa os políticos de traição à Pátria e abuso de poder. Além disso, denuncia que Uribe teria cometido crime de prevaricação no acordo firmado entre Washington e Bogotá em outubro de 2009, que prevê a instalação de sete bases militares no território colombiano. O acordo foi anulado nesta terça (17) pela Corte Constitucional colombiana.

A denúncia contra Uribe e os ministros deve ser oferecida até o final deste mês. O ex-presidente será citado na Comissão de Acusações da Câmara de Representantes da Colômbia. Já os ex-ministros de Defesa, Gabriel Silvan Luján, de Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, e do Interior e Justiça, Fábio Valencia Cossio serão denunciados na Promotoria Geral da Nação.

Os membros do coletivo denunciam que a assinatura do acordo com os EUA ocorreu de forma arbitrária e com abuso de autoridade. “O documento assinado por Uribe estabelece a cessão de porções consideráveis e estratégicas do território, do espaço aéreo, marítimo e do espectro eletromagnético a favor dos Estados Unidos”, declara a entidade em comunicado. Os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Evo Morales, da Bolívia, e Rafael Correa, do Equador, já se posicionaram publicamente contra a instalação das bases americanas em solo colombiano.

O texto do documento assinado por Uribe foi submetido ao presidente da Corte Constitucional da Colômbia, Mauricio González, que ordenou sua devolução ao atual Presidente da República, Juan Manuel Santos. A Corte pediu uma nova análise da documentação, que deve ser concluída no prazo de um ano. Em seguida, o documento deve ser enviado ao Congresso Nacional para julgamento do mérito.

Com informações da Adita


Leia também