O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, escapou ileso da explosão de uma bomba caseira, nesta quarta-feira, na cidade de Hamadan, segundo uma fonte do seu gabinete.
A fonte disse que o ataque aconteceu no percurso entre o aeroporto e um estádio onde Ahmadinejad faria um discurso. Alguns membros da comitiva ficaram feridos e uma pessoa foi presa.
“Houve um ataque nesta manhã. Nada aconteceu com o carro do presidente”, disse a fonte à Reuters. Depois, Ahmadinejad apareceu ao vivo pela TV no estádio. Não parecia abalado com o incidente, ao qual não fez menção.
A TV Al Arabiya, de Dubai, disse que o agressor atirou uma bomba contra o comboio e foi detido. Fontes da emissora relataram que um carro que levava jornalistas e assessores presidenciais foi atingido.
O principal canal estatal de TV não noticiou o incidente, enquanto a Press TV, que transmite em inglês, negou que tenha ocorrido um ataque.
O Irã atravessa uma fase de dificuldades econômicas em função das sanções internacionais ao programa nuclear do país. Líderes do regime islâmico têm reagido à pressão acusando o Ocidente de tramar contra a República Islâmica. Adversários do governo são acusados de receberem apoio de potências estrangeiras.
Com informações da Reuters/Brasil Online