Últimas Notícias>Internacional
|
30 de julho de 2010
|
19:59

Sarkozy quer retirar a nacionalidade de imigrantes que ataquem policiais

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Núbia Silveira

Ao lado dos ministros da Justiça, Michele Alliot Marie, e do Interior, Brice Hortefeux, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs, hoje (30), a retirada da nacionalidade francesa de imigrantes que cometam crimes. O presidente disse, em ato público na cidade de Grenoble, que estariam sujeitos à nova legislação toda pessoa de origem estrangeira que, voluntariamente, atente contra a vida de “um funcionário da polícia, um militar da gendarmerie ou outra pessoa depositária de autoridade pública”.

Esta seria mais uma medida adotada pelo governo francês na batalha contra a deliquência. De acordo com ele, a França sofre as consequências de 50 anos de imigração mal regulada. Há dez dias, o país testemunhou outro confronto entre jovens e policiais, num bairro pobre de Grenoble. Os jovens protestavam contra a morte de uma pessoa por policiais.

Sarkozy também propôs que os menores de idade que tenham cometido algum delito não adquiram a nacionalidade de forma automática ao atingirem a maioridade. O presidente francês defendeu os policiais, dizendo que eles não fizeram nada mais além de cumprir com seu “dever” ao perseguir um deliquente.

Com informações de O Estado de S. Paulo e El Mundo


Leia também