Últimas Notícias>Internacional
|
16 de julho de 2010
|
12:44

Mundo tem 50 milhões de migrantes ilegais

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Nubia Silveira

O Escritório das Nações sobre Drogas e Crimes (UNODC), agência da Organização das Nações Unidas, analisou os fluxos migratórios da América Latina para a América do Norte e da África para a Europa. Segundo o documento “A Globalização do Crime: avaliação da ameaça do crime organizado transnacional”,  divulgado esta semana pelo Unodc, há 50 milhões de migrantes ilegais no mundo.

Noventa por cento das pessoas que entram ilegalmente nos Estados Unidos se valem de coyotes. O mercado criminoso de tráfico de pessoas movimenta 6,6 bilhões de dólares por ano, equivalentes a mais de R$ 11 bilhões. Anualmente, cerca de 3,3 milhões de pessoas são transportadas pela fronteira sul dos EUA, região que registra o maior número de pessoas presas por tentar entrar ilegamente no país.

Em 2008, aproximadamente 55 mil africanos foram traficados para a Europa, afirma o estudo do Unodc. Tanto os migrantes latinos quanto os africanos enfrentam caminhos perigosos e estão sujeitos à exploração dos traficantes que, muitas vezes, os mantêm como reféns, para ter certeza de que serão pagos.

Com informações da ONU/Brasil


Leia também