Últimas Notícias>Internacional
|
19 de maio de 2010
|
15:00

Israel nega entrada a Noam Chomsky

Por
Sul 21
[email protected]

O linguista e filósofo americano Noam Chomsky, que viveu e trabalhou em um kibbutz de Israel na década de 1950, teve neste domingo (16) a entrada no país barrada por funcionários da imigração na fronteira com a Jordânia. Segundo a AFP, ele atravessava a Ponte Allenby, sobre o Rio Jordão, quando foi impedido de passar por policiais israelenses.

Segundo o próprio Chomsky, em entrevista à televisão al-Jazeera, o motivo seria o convite a dar uma palestra na universidade palestina Birzeit e no Instituto para Estudos Palestinos, em Ramallah, na Cisjordânia. Depois de ter sido interrogado durante mais de três horas, Chomsky teve o seu passaporte carimbado com a frase “entrada recusada”.

“O oficial me perguntou por que eu estaria lecionando apenas em Bir Zeit e não em uma universidade israelense”, disse Chomsky. “Eu disse a ele que já havia lecionado outras vezes em Israel e o oficial leu o seguinte enunciado: Israel não gosta do que você diz”. “Eu perguntei se eles conseguiriam encontrar algum governo do mundo que gostasse das coisas que eu falo”, ironizou.

“O jovem me perguntou se eu já havia tido minha entrada negada em algum país. E eu disse que uma vez, na Checoslováquia, depois da invasão soviética em 1968”, disse. “Acho difícil de pensar em algum caso similar no qual a entrada de uma pessoa é negada apenas porque ela não vai dar aulas em Tel Aviv. Talvez apenas em um regime stalinista”.

Mustafa al-Barghouti, líder palestino que convidou Chomsky, grifou estar indignado e disse que o episódio configura “uma ação fascista, uma supressão da liberdade de expressão”. Durante a segunda-feira, o Ministério do Interior israelense, que controla as fronteiras do país, informou que Chomsky continuava na fronteira e que talvez conseguisse a permissão para entrar na Cisjordânia.

(Com AFP e al-Jazeera)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora