G-8 promete US$ 20 bilhões de ajuda para a “primavera árabe”

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O encontro do G-8 que termina hoje na cidade balneária francesa de Deauville, na Normandia, confirma o auxílio de US$ 20 bilhões para a “primavera árabe”, desde que os países interessados em receber o dinheiro se comprometam a implantar a democracia e a  fazer reformas econômicas. O “pacote” de ajuda financeira será destinado, principalmente, a países como a Tunisia e o Egito, que estão passando por processos democráticos e de reformas econômicas. O dinheiro será emprestado pelo Banco Mundial, Banco Europeu de Investimentos, Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento e o Banco Islâmico.

Os líderes do G-8 “apoiam as aspirações da primavera árabe e também o desejo dos iranianos de serem livres”. Além disso, os dirigentes insistem que Muamar Kadafi deixe o poder na Líbia. “Kadafi fracassou no cumprimento da responsabilidade de proteger o povo líbio”, informa o documento do G-8 sobre a situação no mundo árabe. A mesma posição o G-8 tem sobre o regime sírio de Bashar al-Asad que igualmente está usando a força para impedir as manifestações populares.

O encontro do G-8 que começou ontem (27) na cidade de Deauville, na Normandia (França) discutiu também a crise econômica mundial, a situação das usinas nucleares do Japão e ainda trataram da regulamentação do uso da internet. Ao final do encontro, depois da foto oficial, haverá a divulgação de um documento final sobre os assuntos discutidos nestes dois dias.

Com informações do El País


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora