Da Redação
Uma pesquisa confirmou a suspeita de que os preços dos produtos durante a Black Friday brasileira subiram em vez de cair. Órgãos de defesa do consumidor receberam diversas reclamações de pessoas que compraram em sites de comércio eletrônico.
Conforme o levantamento, nos dias 21 e 22 de novembro, período que antecedeu a megaliquidação inspirada em evento igual dos Estados Unidos, houve um reajuste de preços, em média de 8,5% na comparação com o período imediatamente anterior, de 12 a 20 de novembro. Já no dia da Black Friday, que foi 23 de novembro, a alta foi de 0,06%, em média.
Os números fazem parte de uma pesquisa feita pelo Programa de Administração de Varejo (Provar) e da Felisoni Associados com a Íconna, empresa que desenvolveu o software para captar os preços de produtos idênticos nas lojas de comércio eletrônicos, a fim de apurar a inflação na internet.
O levantamento foi realizado com uma dúzia de grandes lojas virtuais, que também têm lojas físicas no comércio tradicional. Foram pesquisados os preços de 1.728 produtos, entre eletrodomésticos, eletrônicos, bebidas, aparelhos de imagem e som e itens de informática.
Com informações do Estadão