Últimas Notícias
|
5 de março de 2021
|
20:06

Mais de 3 mil profissionais de saúde se candidatam para atuar na crise do coronavírus no RS

Por
Sul 21
[email protected]
Mais de 3 mil profissionais de saúde se candidatam para atuar na crise do coronavírus no RS
Mais de 3 mil profissionais de saúde se candidatam para atuar na crise do coronavírus no RS
A necessidade de mais profissionais de saúde em atividade se deve ao pico de internações hospitalares das UTIs no Estado, que ultrapassou a marca de 100% nos últimos dias. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Da Redação

No momento mais grave da crise sanitária no Rio Grande do Sul, em cerca de 48 horas,  3.202 profissionais de saúde se cadastraram para atuar no atendimento de pacientes com covid-19. O cadastro foi aberto pela Secretaria da Saúde (SES) e, a partir dele, hospitais e prefeituras terão acesso ao banco de dados para que possam analisar o perfil dos candidatos e chamar os profissionais para repor suas equipes neste momento crítico da pandemia.

Até às 11h desta sexta-feira (5), os técnicos de enfermagem era a especialização com o maior número de inscritos, 788 profissionais, seguidos por enfermeiros (621), psicólogos (426) e fisioterapeutas (318). Entre os médicos, apenas 11 se cadastraram até o momento.

“Os trabalhadores da saúde do Estado estão sensibilizados e aderindo à estratégia, se disponibilizando para enfrentar conosco este momento de crise. Queremos cuidar das pessoas e vencer essa pandemia”, afirma Cristian Guimarães, diretor de planejamento da SES.

A necessidade de mais profissionais de saúde em atividade se deve ao pico de internações hospitalares das UTIs no Estado, que ultrapassou a marca de 100% nos últimos dias. Nesta sexta (5), a ocupação geral dos leitos de UTI, incluindo do SUS e da rede privada, está em 101,9%. São 3.060 pessoas internadas em estado grave nas UTIs do RS.

“O cadastro é um apoio do Estado para ter agilidade e rapidez na busca por profissionais interessados em cumprir suas atividades neste momento de extrema gravidade”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Outras medidas de auxílio e orientação aos hospitais e municípios também estão sendo tomadas pela governo estadual, como a adequação de espaços hospitalares para atendimento de mais pacientes com covid-19, prevista no último nível da fase 4 do Plano de Contingência, que entrou em vigor dia 25 de fevereiro. O governo do Estado orientou os municípios a ampliação dos horários das Unidades Básicas de Saúde para atendimento de casos leves e moderados de covid-19, evitando sobrecarregar ainda mais as emergências e UPAs.

O cadastro para integrar o banco de profissionais para prestação de serviços em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais unidades de saúde em todo o Estado pode ser acessado por meio do link https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/profissionais.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora