Últimas Notícias > Política > Eleições 2020
|
29 de novembro de 2020
|
22:39

Sebastião Melo é eleito prefeito de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Sebastião Melo declarou apoio a Bolsonaro e a Onyx Lorenzoni | Foto: Joana Berwanger/Sul21
Sebastião Melo declarou apoio a Bolsonaro e a Onyx Lorenzoni | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

O candidato do MDB, Sebastião Melo, foi eleito, neste domingo (29), em segundo turno, o novo prefeito de Porto Alegre. Com 100% das seções eleitorais apuradas, Melo totalizou 370.550 votos (54,63%), enquanto Manuela D’Ávila (PCdoB) fez 307.745 votos (45,37%). O índice de abstenção seguiu alto, como ocorreu no primeiro turno, chegando à casa dos 33%. Mais de 350 mil eleitores deixaram de votar (354.382, contra 727.464 que compareceram às urnas).

Um pouco antes das 19 horas, Manuela D’Ávila fez um pronunciamento oficial reconhecendo a derrota, agradecendo todo o apoio recebido durante a campanha e desejando sorte ao prefeito eleito. Manuela lamentou o volume de “baixaria e notícias falsas” que enfrentou durante a campanha, mas ressaltou que a democracia é soberana e o resultado das urnas deve ser respeitado. Ela também fez um agradecimento especial à sua família pelo suporte e apoio dado durante toda a campanha.

Melo recebeu, em sua residência, junto com seus familiares, a notícia da confirmação de sua vitória. EM seu primeiro pronunciamento, agradeceu o apoio de sua família e dos eleitores que garantiram sua vitória e fez uma menção especial ao senador Pedro Simon, “meu líder”, como resumiu. Entre as primeiras medidas anunciadas pelo agora prefeito eleito estão o cancelamento do aumento do IPTU previsto para 2021 e a adoção de medidas para reabrir a economia da cidade, que atravessa agora um momento de recrudescimento da pandemia do novo coronavírus.

Em ato no seu comitê de campanha, no início da noite, Sebastião Melo, anunciou que já telefonou para o prefeito Nelson Marchezan Júnior e que pretende realizar uma “transição pacífica”. Melo voltou a repetir que pretende conciliar saúde e economia no enfrentamento da pandemia de covid-19, sem detalhar o que isso significa. Seu vice, Ricardo Gomes, falou de fazer de Porto Alegre uma “cidade livre”, repetindo chavões em defesa do “livre mercado”. Melo também disse que não está no seu horizonte “fechar a cidade” por causa do coronavírus. No mesmo momento em que fazia esse discurso, o índice de ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre era de 90.43%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora